A ideia é reduzir em 100% o uso de copos descartáveis dentro das dependências do Poder Judiciário de Roraima.
Para conscientizar magistrados e servidores do Poder Judiciário de Roraima sobre a importância de hábitos sustentáveis e da preservação do meio ambiente, o Tribunal de Justiça de Roraima ( TJRR) lançou a campanha " Adote uma Caneca". A iniciativa é em atendimento à Resolução N° 400 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está prevista no Plano de Logística Sustentável 2021-2023, elaborado pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) e pelo Setor de Gestão Socioambiental (SGSA) do TJRR.
A chefe do SGSA, Ana Lívia Sá, falou sobre a importância de campanhas de incentivo para a redução do consumo de copos descartáveis dentro das unidades TJRR.
"Nosso objetivo é promover ações sustentáveis, socialmente justas, economicamente viáveis e que mantenham um ambiente equilibrado", disse.
A campanha "Adote uma Caneca" foi criada em 2017. Desde então, o número de copos descartáveis utilizados no TJRR foi drasticamente reduzido. Em 2020, foram consumidos 973 pacotes de copos descartáveis para água a menos que em 2019, o equivalente a uma redução de 65%. Em relação aos copos descartáveis utilizados para o consumo de café, apresentou uma redução de quase 90%.
Dhayane Rodrigues, servidora do TJRR, relata que não utiliza copos descartáveis há 8 anos. Para ela, já é hábito evitar o consumo do material.
"Não uso nenhum tipo de descartável dentro do Tribunal. Eu já tinha o hábito de evitar o consumo de plásticos no ambiente de trabalho. Com incentivo, só senti vontade de seguir a diante", completou.
Segundo a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, a meta é extinguir o uso de copos descartáveis nas dependências do Tribunal. Para o público externo serão disponibilizados copos em outro material.
"Até para o público externo serão distribuídos copos e canecas de material reutilizável. Isso acontecerá em breve. Estamos em processo de aquisição dos copos", destacou.
Fotos: Nucri TJRR