Fotos: Divulgação /TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do programa Justiça Comunitária, iniciou as atividades de 2023 com a oficina de Práticas Circulares “Eu Te Vejo!”, focada no tema “Volta às aulas - Acolhimento afetuoso, respeitoso e reflexivo”. O evento ocorreu nos dias 27 e 31 de janeiro na escola Estadual Oswaldo Cruz.
A atividade busca fortalecer as relações no ambiente escolar, para minimizar conflitos, levando aos docentes uma prática de reconhecimento e consciência das emoções, tendo o diálogo como ponto de partida.
A coordenadora do programa, Marcelle Grécia Wottrich comenta que a proposta deste ano está voltada mais uma vez para uma cultura de paz, propondo a escuta empática, o diálogo e a prevenção de conflitos, incentivando as escolas a aplicarem o método durante todo o ano letivo, para difundir as práticas circulares, dialógicas e restaurativas entre os alunos.
“A equipe do programa Justiça Comunitária está sempre buscando uma forma de levar o que há de melhor para a comunidade escolar e esperamos que os docentes sejam multiplicadores dessa prática em suas salas de aula", comenta Marcelle Wottrich.
JUSTIÇA COMUNITÁRIA
O Programa Justiça Comunitária busca discutir com gestores, professores, pais e alunos temas como: Comunicação Não Violenta, Gestão da Emoção, Qualidade de Vida do Trabalhador, Cyberbullying e Escola Restaurativa. Estas práticas serão trabalhadas através de Processos Circulares visando uma maior participação e consolidação das ações.
O próximo encontro pedagógico está previsto para o dia 1º de março, na Escola Estadual São José.