Fotos: Nucri/TJRR
Em busca fortalecer as relações e minimizar conflitos no ambiente escolar, a equipe do Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), esteve no Município de Caracaraí, no dia 10 de fevereiro. Foram realizadas reuniões com gestores, coordenadores e orientadores da Escola Estadual Castelo Branco, apresentando os princípios da Justiça Restaurativa e oferecendo parceria à comunidade escolar atendida pelo estado de Roraima.
Andrea Olimpio é membro da equipe técnica e mediadora do Programa, e explica que as visitas realizadas tem por objetivo difundir o Justiça Comunitária nos municípios e contribuir para a solução de pequenos conflitos, além do desenvolvimento de práticas circulares como forma de tornar o educandário mais harmonioso e justo, ao compartilhar a cultura de paz em todo o âmbito educacional
“A missão do Programa é transformar escolas estaduais que vivenciam situações de violência, em espaços de diálogo e resolução pacífica de conflitos, por meio da colaboração entre os sistemas Judiciário e Educacional, do trabalho com a rede de apoio e da parceria com a comunidade.”.
Na oportunidade, escolas dos municípios de Iracema e Mucajaí, também foram visitadas pelo Programa Justiça Comunitária, entre elas estão a Escola Militarizada Dom Pedro II, Escola Militarizada Maria Mariselma, Escola Francisco Pereira Lima e Escola Padre Monticone, assim como o Centro de Atendimento Educacional Especializado - Denise Messias Santos.
Sobre a ação: O Programa Justiça Comunitária tem a missão de discutir com gestores, professores, pais e alunos temas como: Comunicação Não Violenta, Gestão da Emoção, Qualidade de Vida do Trabalhador, Cyberbullying e Escola Restaurativa. Estas práticas serão trabalhadas através de Processos Circulares visando uma maior participação e consolidação das ações.
Cronograma:
27.02.2023 - Normandia
03.03.2023- Alto Alegre