Fotos: TJRR
O Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima, realizou no dia 08 de março, uma oficina voltada a conhecimentos teóricos e práticos acerca da Justiça Restaurativa, com os professores da Escola Estadual São Vicente de Paula.
A oficina “Eu te vejo!” prima pelo fortalecimento dos relacionamentos de forma positiva. Durante a ação, foram apresentados ainda conceitos sobre a Justiça Retributiva, princípios da Justiça Restaurativa, Comunicação Não Violenta, além de um Círculo de Diálogo com o tema Gratidão.
“É importante destacar que a oficina visa oportunizar segurança para o professor realizar a Prática Circular com os seus alunos, assumindo assim, posição de facilitador com vistas na construção de valores para resolução dos conflitos no ambiente escolar. A Oficina eu te vejo apresenta que a Cultura de paz é um caminho saudável para que a comunidade escolar resolva seus conflitos de forma célere e positiva”, destacou a coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Grécia Wottrich
Ainda no dia 08 de março a coordenadora do Programa Justiça Comunitária foi convidada para ministrar uma palestra palestra intitulada Mulher, que abordou a importância da saúde mental e autocuidado, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, para as alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva.
No dia 10 de março, o Programa Justiça Comunitária participou de um evento promovido pela Secretaria Estadual do Índio. Na oportunidade todos os presentes foram convidados a participar de uma respiração consciente, e logo em seguida foi ministrada a palestra Mulher, direcionada a todos os servidores da instituição.
Além disso, no dia 13 de março, foi realizada uma prática Circular na Escola Estadual Oswaldo Cruz. O programa continua com a Conclusão da Oficina "Eu te vejo!" Na Escola Estadual São Vicente de Paula, no dia 15 de março, e com uma palestra sobre gestão da Emoção na Escola Estadual Vitória Mota Cruz, no dia 17 de março.