Servidores das Secretarias de Gestão Administrativa (SGA), Infraestrutura e Logística (SIL), Gestão Estratégica (SGE) e Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima estiveram reunidos ontem, 1º, com o objetivo de definir e implementar ações para o fortalecimento de uma política de gestão sustentável no âmbito do Poder Judiciário, com a utilização otimizada de recursos materiais, naturais e financeiros.
Durante o encontro, coordenado pela SGE, foram definidas algumas ações voltadas ao controle de gasto de material, energia e água, por exemplo. A princípio, a mais importante delas é a inserção adequada de dados, por parte de cada Secretaria, no sistema utilizado pelo TJRR para acompanhamento da utilização dos diversos recursos no âmbito do Poder Judiciário Estadual.
A expectativa é que a atualização completa dos indicadores do sistema seja concluída até o fim deste ano. Com isso, será possível ter informações precisas que embasarão medidas posteriores a serem tomadas pela administração do Tribunal com o objetivo de gerir melhor os recursos existentes.
De acordo com a Secretária da SGE, Taináh Mota, é preciso otimizar os recursos diante da realidade atual. “Essa reunião foi para alinhar a comunicação em relação aos servidores das secretarias, para que se tenha um controle mais efetivo da utilização dos recursos do Tribunal de Justiça de Roraima”, afirmou.
Plano de Logística Sustentável - As medidas buscadas pela administração estão de acordo com o Plano de Logística Sustentável (PLS), aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução 201/2015, e que se encontra em fase de implantação e ajustes necessários, sendo 2016 um ano didático.
A formulação desses planos é um requisito para a adoção, no Poder Judiciário, de um modelo de gestão judiciária que gere economia de recursos materiais, além de sustentabilidade econômica e social. A partir de 2017 será cobrada efetivamente a implantação do PLS por parte dos tribunais.
Boa Vista, 2 de setembro de 2016.
Núcleo de Relações Institucionais - NURI
Escritório de Comunicação