A Vara da Justiça Itinerante da Comarca de Boa Vista está realizando um mutirão de audiências de conciliação, instrução e julgamento dos processos incluídos nas metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa, que teve início no dia 27 de junho, acontecerá durante 60 dias. Se houver necessidade, esse prazo pode ser prorrogado.
O juiz Érick Linhares informou que de acordo com as estatísticas preliminares, o percentual de cumprimento das metas por parte da Vara da Justiça Itinerante está bom, mas pode ser melhorado.
“Nós estamos até bem, variando entre 97 e 98% de cumprimento. Mesmo assim, resolvemos tentar acelerar o trabalho. Esperamos chegar em 100% até o final do ano”, disse o magistrado, explicando que o mutirão contribuirá, também, para elevar os índices do Tribunal de Justiça de Roraima como um todo.
Para direcionar o trabalho do mutirão, foi realizada uma inspeção judicial no cartório da Vara da Justiça Itinerante no período de 29 de junho a 11 de julho. O objetivo foi identificar quais processos referiam-se às metas estabelecidas pelo CNJ, e quais atos processuais estavam pendentes e deveriam ser realizados para agilizar o andamento dessas ações. Segundo Luciana Callegari, diretora de Secretaria da Vara da Justiça Itinerante, o mutirão e a inspeção judicial andam juntos, pois o mutirão vem sanar o que é detectado como pendente durante a inspeção.
Estão agendadas 70 audiências para todo o período do mutirão; dessas, 20 já foram realizadas. No entanto, o número total de audiências deve aumentar, pois outras ainda podem ser designadas. A previsão é que nos dois meses da iniciativa sejam julgados, aproximadamente, 70 processos referentes às metas do CNJ. A maioria está ligada à matéria de família, tais como, Revisional de Alimentos e Modificação de Guarda.
A diretora de secretaria explicou, ainda, que as atividades normais da Vara não têm sido prejudicadas com a realização do mutirão.
“Estamos encaixando as audiências referentes aos processos do mutirão todos os dias, de acordo com a pauta já programada”, garantiu Luciana.
Boa Vista, 15 de julho de 2016.
Núcleo de Relações Institucionais – NURI TJRR
Escritório de Comunicação