A população de Caracaraí passa a contar com um novo serviço público judiciário que, além do objetivo direto de agilizar a solução de conflitos, tem a missão de instaurar a cultura da conciliação. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), que funcionará no Fórum da cidade, contará com 24 profissionais qualificados na área de mediação judicial.
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, esteve em Caracaraí nesta sexta-feira ,8, para inauguração do Cejusc e entrega de 24 Declarações de Conclusão da parte teórica do curso de Mediação Judicial aos participantes.
“Todos aqui estão preparados tecnicamente para fazer a mediação. Hoje buscamos fazer com que as pessoas aprendam a solucionar seus problemas de forma rápida e pacífica evitando, assim, os custos de um processo, a demora judicial, e até a intervenção de uma terceira pessoa, que é o juiz que intervém de forma abrupta na vida de alguém para resolver os seus problemas. A solução conciliatória é sempre melhor, porque as próprias partes se resolvem”, comentou Padilha.
Participaram do curso advogados, professores, assistente social, servidores do Poder Judiciário e profissionais da sociedade civil. Segundo Leidivania Moraes, assistente social, o curso vai contribuir para o trabalho diário que ela desenvolve.“ Somos mediadores na área de políticas públicas e lidamos diariamente com situações de conflito. Agradeço a iniciativa do Poder Judiciário”, afirmou.
A próxima capacitação e inauguração de mais um Cejusc está prevista para ocorrer na comarca do município de Alto Alegre. O curso é aberto para advogados, professores, conselheiros tutelares e profissionais da sociedade civil. Os interessados em participar do curso de mediação podem procurar o Fórum da cidade na qual residem e fazer a inscrição para a seleção prévia dos futuros mediadores.
Boa Vista, 8 de julho de 2016
Núcleo de Relações Institucionais
Escritório de Comunicação Social