Na tarde desta terça-feira, dia 28 de junho, 150 crianças da Escola Municipal Palmira de Castro Machado visitaram, pela primeira vez, o Fórum Advogado Sobral Pinto para receber os certificados de conclusão do Projeto Maria vai à Escola.
O evento contou com a presença da Coordenadora do Projeto e Juíza de Direito do Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Maria Aparecida Cury, da Representante da Secretaria Municipal de Educação, Erica Neli de Almeida Evangelista e do Gestor da Escola, Professor Francisco Silva.
A Escola Palmira de Castro Machado, localizada no bairro Aracelis Souto Maior, é a quinta escola a receber o Projeto que tem como objetivo ministrar aulas abordando as temáticas de direitos humanos, cidadania, igualdade de gêneros e violência doméstica e familiar contra a mulher.
“É muito bom aprender na escola mais do que português e matemática ou outras matérias, legal saber também sobre os direitos iguais entre homens e mulheres”, afirmou o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Lucas de Souza Mendes.
O Projeto Maria Vai à Escola é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar do Poder Judiciário, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a juíza Maria Aparecida, ensinar cidadania para crianças em idade escolar é uma oportunidade de ter, no futuro, ambientes familiares sem violência.
“As crianças aprendem sobre a Lei Maria da Penha e as consequências negativas de uma vida com violência. Essas informações podem mudar muito a vida de cada uma delas”.