.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

TJRR realiza curso de mediação voltado para advogados e servidores do Judiciário

 
 
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – NUPEMEC - está promovendo desde segunda-feira (6), o “VII Curso Básico em Mediação Judicial” para servidores e, prioritariamente, para advogados. 
 
Nesta edição do curso, foi feita uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Roraima - OAB/RR, por meio da recém criada Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem. A comissão selecionou advogados interessados para participarem desta edição do treinamento promovido pelo Judiciário.
 
Para o advogado Albert Bantel, vice-presidente da comissão, as práticas autocompositivas consistem em um novo caminho que o Judiciário brasileiro está tomando.
 
"Já devia ter tomado há alguns anos; agora, como o novo Código de Processo Civil se tornou uma realidade iminente, todos os atores da Justiça têm que se adequar: servidores, magistrados e advogados. O principal objetivo da autocomposição é a desjudicialização do litígio, diminuindo as demandas dos tribunais. Por isso, entendo importante a entrada da OAB neste curso, pois, além de formar mediadores advogados, incentivará, mesmo que de forma indireta, a cultura do acordo, influenciando na sua atuação profissional. Com isso, ganha a justiça e, principalmente, o jurisdicionado", afirmou Bantel.
 
O curso tem como instrutores habilitados pelo CNJ o juiz de direito Aluizio Ferreira Vieira e o servidor Shiromir de Assis Eda. Para o instrutor Aluizio, que também compõe o NUPEMEC, “o curso faz parte do processo de formação de mediadores para atuação nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos - CEJUSCs, na Central de Atendimento e Conciliação dos Juizados Especiais, e no Judiciário como um todo. Esta edição, em especial, conta com oitenta por cento das vagas preenchidas por advogados, em uma parceria com a OAB-RR". 
 
O magistrado destaca que "é importante que todos os atores da justiça estejam imbuídos do espírito autocompositivo (mediação e conciliação) que está encartado no novo CPC e na Lei da Mediação, sendo essa a única forma de se alcançar os objetivos traçados; principalmente no que diz respeito à desjudicialização dos conflitos, por meio dos Centros", destacou o magistrado.
 
Acordos - Vieira ressaltou, ainda, que a solução do litígio através de mecanismos como a conciliação e a mediação não objetiva tão somente a redução da carga de processos no Judiciário, mas, principalmente, oferecer a melhor solução dentro do menor prazo possível ao cidadão; assim como, condições para que possam solucionar futuros litígios em razão da experiência vivenciada. Ou seja, além de reduzir o déficit operacional, busca tornar a sociedade mais consensual.
 
CEJUSC - é um órgão responsável pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação por meio de conciliadores e mediadores devidamente capacitados, nos termos das diretrizes do CNJ, bem como, pelo atendimento e orientação ao cidadão. Por isso, a atual gestão aproveitou a estrutura de conciliação já existente no âmbito do Tribunal, trabalho idealizado e empreendido por magistrados da Corte, com o auxílio de abnegados servidores.
 
Até o final de setembro, o TJRR pretende instalar CEJUSCs em todas as comarcas. Para tanto, levará este treinamento para essas localidades, iniciando pela Comarca de Mucajaí, que receberá o curso de capacitação entre os dias 20 e 24 de junho, sendo que no dia 24 haverá a certificação dos participantes do curso e fundação do Centro naquela localidade.
 
Boa Vista-RR, 08 de junho de 2016
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte