.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Poder Judiciário reforça estrutura para ouvir crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Por meio da resolução 47/2019, o TJRR instituiu o Serviço Especializado de Depoimento Especial, com estrutura adequada para aplicação da metodologia


Foto: Antônio Diniz


Ambientes preparados para a aplicação da metodologia especial foram estruturados pelo TJRR


O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) normatizou, por meio da resolução 47/2019, o Sede (Serviço Especializado de Depoimento Especial), para que crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, tenham os depoimentos colhidos em espaços adaptados e por pessoas com treinamento específico. A estrutura do Serviço contempla uma sala de audiência, recepção, sala para os entrevistadores forenses e supervisores nacionais e sala para a oitiva de Depoimento Especial.

O Sede já está em funcionamento no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, localizado no bairro Caranã, sob a coordenação da Diretoria do Fórum. No interior, as Comarcas também já disponibilizam o serviço, que fica sob a coordenação do juiz titular.

A assessora técnica da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Suellen Oliveira, explica que o depoimento especial tem como objetivo principal evitar a revitimização (relembrar o trauma) e o excesso de nervosismo por parte da criança ou adolescente.

“Ao chegarem no Judiciário, as crianças e os adolescentes são recebidos por um entrevistador forense, em local adequado e separados do réu. Na primeira etapa do Depoimento Especial é realizado um acolhimento para que a criança fique mais à vontade. Em seguida, é feita a escuta. Nesta etapa, fica na sala somente o entrevistador forense, mas todo o diálogo é gravado e assistido pela sala de audiência”, detalhou a assessora técnica, ressaltando que no final do depoimento o entrevistador agradece e encoraja a criança ou o adolescente.

A resolução vem ainda para formalizar o trabalho que já é executado, pois, atualmente, segundo informações obtidas na CIJ (Coordenadoria da Infância e Juventude), em todas as Comarcas do TJRR são realizadas oitivas de crianças e adolescentes com a metodologia do Depoimento Especial. E com a implantação do Sede será possível atender a todas as Varas Criminais, de Família, da Infância e Juventude, entre outras.

Das sete Comarcas do Interior: Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Mucajaí, Rorainópolis, São Luiz do Anauá e Pacaraima, apenas esta última ainda não dispõe de sala estruturada, mas as audiências são realizadas com a metodologia do Depoimento Especial na Comarca de Boa Vista.


METODOLOGIA - O Judiciário Roraimense utiliza os protocolos de EC (Entrevista Cognitiva) e Peace (Planejamento, Explicar o Relato, Fechamento e Avaliação), ambos cientificamente comprovados, os quais apresentam roteiro de como entrevistar crianças e adolescentes vítimas de violência.
Para este trabalho, o Tribunal já capacitou 13 magistrados e sete servidores no curso de Escuta Forenses de Crianças e Adolescentes. Também promoveu treinamento para 18 servidores no curso de Depoimento Especial para entrevistadores forenses e um intérprete de espanhol.
A resolução prevê ainda que a CIJ seja responsável pela articulação interna para estruturação e instalação das Salas de Depoimento Especial e, em parceria com a Ejurr (Escola do Poder Judiciário de Roraima), pela capacitação dos magistrados e dos profissionais para atuarem como Entrevistadores Forenses.

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte