.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

IMIGRANTES - Projeto Cives do TJRR realiza primeira reintegração familiar

Mãe e filho já estão juntos e em segurança na cidade de Manaus no estado do Amazonas- Brasil 

 

Fotos: Divulgação    

Projeto Cives do TJRR.      

Equipe do Cives atua junto com os parceiros da Operação Acolhida

 

A equipe do Cives (Centro de Cidadania para Refugiados e Indígenas) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), que está atuando há 10 dias no Posto de Triagem e Interiorização da Operação Acolhida, no município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela, realizou a primeira ação de reintegração familiar de imigrantes venezuelanos.

A decisão judicial tornou possível o reencontro entre o menino Richard Jose, de 12 anos, recém-chegado da Venezuela ao Brasil, por meio da cidade de Pacaraima, com a mãe, Yennifer Carina, que se encontrava na cidade de Manaus, no estado do Amazonas. 

O centro iniciou os trabalhos no dia 3 de fevereiro, e na primeira semana o projeto já realizou aproximadamente 12 processos. Além do trabalho de regularização da situação de crianças e adolescentes imigrantes no Brasil, o Cives tem atendido a demandas de indígenas, pedidos de regularização de documentos de imigrantes e outras demandas semelhantes.

Este primeiro caso de reintegração familiar começou quando a mãe de Richard fez um pedido de autorização de viagem, por meio da DPU (Defensoria Pública da União), para que o filho viajasse desacompanhado, de Pacaraima, para encontrá-la em Manaus. Ao analisar o processo e após a inclusão de novos documentos que comprovassem o vínculo familiar, a Promotoria do MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima) foi favorável à autorização.

Reintegração familiar.

De posse de todas as informações e, uma vez que foi comprovada a ausência de risco para a criança, o titular da Comarca de Pacaraima, juiz Marcelo Batistela, proferiu sentença favorável à viagem do menino, recomendando ainda que dois integrantes da Operação Acolhida acompanhassem Richard até Manaus. Para o magistrado, comprovou-se nos autos que a requisitante é a mãe de Richard.

Na sentença está claro ainda que a certeza do vínculo familiar direto se deu a partir do contato telefônico realizado pelas equipes da Avsi Brasil (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional do Brasil) e da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em Pacaraima; além da visita ao local onde reside a mãe da criança no Amazonas.

A sentença do magistrado também fez menção ao trabalho atuante das entidades que participam da Operação Acolhida, como a DPU, MPRR, Unicef, Acnur (Agência da ONU para Refugiados) e OIM (Organização Internacional para as Migrações).

 

CIVES – O termo Cives adotado pelo TJRR para batizar o projeto vem da frase romana “Cives orbis terrarum sumus, que significa “Somos todos cidadãos do mundo”, levando em conta a disponibilização de serviços voltados para a garantia dos direitos e cidadania para todos de maneira digna.

 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte