.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Justiça Comunitária chegará ao Interior em 2020

 

Ao todo, em 2019, 57 escolas de Boa Vista receberam o trabalho do programa do TJRR


Foto: Divulgação

Alunos durante palestra sobre a o programa Justiça Comunitária.
As equipes do programa do TJRR, o Justiça Comunitária, desenvolvem ações voltadas para a resolução de conflitos dentro e fora das salas de aulas, visando melhorar e contribuir com a formação de crianças e adolescentes



Depois de realizar mais de 40 palestras e visitar 57 escolas da Capital no ano de 2019, incluindo públicas e particulares, o programa Justiça Comunitária do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) deverá estender as ações para os municípios do Interior do estado. A previsão é que essas atividades passem a ser realizadas a partir do segundo semestre.

 

Em Boa Vista, as palestras já devem iniciar assim que o ano letivo retornar nas escolas, com data prevista para o dia 30 de janeiro. O trabalho é executado em parceria com Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed (Secretaria de Estado de Educação e Desporto).


Segundo a psicóloga e coordenadora do programa, Marcelle Grécia, o objetivo do Justiça Comunitária é mediar possíveis conflitos que ocorrem nas escolas e no entorno para evitar que se tornem processos judiciais.

 

Ela explicou que as situações variam de escola para escola. Dentre as mais comuns estão os conflitos entre professores e alunos, mas atualmente a negligência familiar seria uma das principais causas dos problemas.

 

“Tenho observado que há um ‘adoecimento’ da família atual. Os jovens têm sofrido com a negligência familiar, com a falta de atenção e carinho. Buscamos trabalhar sobre a valorização da vida como prevenção, acredito que seja um passo importante para o momento. Existe um índice preocupante de alunos que se automutilam nas escolas”, comentou a profissional.


Ela destaca a educação como objeto transformador. “A educação é uma resposta inteligente para a mudança de comportamento, e nos conhecermos é o maior dos passos”, observou, ao destacar que dentre os planos dentro da coordenação estão as mediações para a Educação Sistêmica, mais conhecida como Constelações Familiares, um tipo de abordagem que já vem ganhando espaço no Brasil. Além disso, a intenção é unir Capital e Interior, com encontros bimestrais com temáticas dentro das propostas estabelecidas pelo projeto.

 

A equipe do Justiça Comunitária é composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e voluntários do quadro efetivo estadual. Além do trabalho diretamente nas escolas, o programa conta uma sala de atendimento na sede administrativa do Tribunal de Justiça, edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, localizado na avenida Capitão Ene Garcez, número 1.696, bairro São Francisco. A unidade fica na sala 314, no terceiro andar. Outras informações podem ser obtidas ligando para o telefone: (95) 3198-4100.

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte