.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

REDE DE ASSISTÊNCIA -Metas de trabalho para proteção à mulher são definidas para 2020

 
 
O ponto principal debatido na reunião foi a busca de mecanismos para melhorar a comunicação na Rede de Proteção às Mulheres vítimas de Violência Doméstica em Roraima 
 
 
Fotos: Antonio Diniz
Econtro da Rede de  Proteção.
Reunião promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar teve a participação de cerca de 30 profissionais da área
 
 
O novo responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Roraima, juiz Jaime Plá, promoveu reunião no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva com parceiros agentes de proteção à mulher em Roraima na tarde desta segunda-feira, dia 16, para discutir meios de aperfeiçoar o trabalho no próximo ano. 
 
O ponto principal debatido na reunião foi a busca de mecanismos para melhorar a comunicação entre todos que compõem a Rede de Proteção às Mulheres vítimas de Violência Doméstica.
 
Dentre as metas estipuladas para o ano de 2020, segundo o magistrado, está a de aproximar mais os núcleos de auxílio à vítima para que possam se articular melhor, facilitando a proteção e segurança das mulheres violentadas.
 
“Precisamos nos vincular para melhorar esse combate, de uma forma mais precisa e humanizada. Acreditamos que desta maneira o trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher pode ser mais eficaz”, explicou.
 
Além disso, ele destaca a necessidade de as instituições conhecerem sempre o trabalho uma da outra para facilitar no encaminhamento correto das mulheres para os locais, conforme as competências. 
 
“Melhorando e padronizando os atendimentos de forma interligada veremos resultados melhores, além de informar mais a população sobre o trabalho que é desenvolvido”, declarou.
 
Os representantes das instituições presentes levantaram pontos de maior dificuldade no cotidiano que levam muitas vezes a vítima a desistir da Rede de Atendimento de acolhimento e proteção à mulher.
 
A gerente psicossocial da Casa da Mulher Brasileira, a psicóloga Raissa Lemos, apontou que reuniões como esta são importantes para a melhoria dos trabalhos feitos diretamente com as mulheres. 
 
“Pudemos trazer algumas das demandas da própria unidade onde trabalhamos, e também conhecer melhor a Rede. Sabendo do fluxo, como e para onde encaminhar essas pessoas, podemos cobrar um retorno destes atendimentos", observou.
 
A previsão é que as reuniões da Rede sejam realizadas e que aconteçam com maior frequência no próximo ano. "Podem ser bimestrais ou semestrais, ainda não definimos, mas com frequência e diálogo vamos aperfeiçoar os atendimentos e acolhimentos a essas vítimas", destacou o juiz Jaime Plá.
 
Participaram do encontro representantes da Deam (Delegacia Especializada da Mulher), Núcleo Reconstruir e o MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima). Além de parceiros externos, como o Ceduc (Centro de Educação) da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e Faculdades Cathedral.
 
A Coordenadoria -  Criada em maio de 2012, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar tem como objetivo implementar e executar as políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário, relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
 
No cumprimento do papel, ela faz articulação de políticas públicas no âmbito do Tribunal de Justiça de Roraima, além de difusora da Lei Maria da Penha e dos instrumentos de proteção dos direitos humanos das mulheres. A Coordenadoria se empenha em apoiar as mudanças capazes de promover o efetivo respeito às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
 
Em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os Tribunais de Justiça Estaduais ampliam a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) por meio de projetos sociais.
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte