.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Servidores do TJRR são qualificados para otimizar atuação em processos relacionados à Fazenda Pública

 
A capacitação foi voltada para o aperfeiçoamento em análise e aplicação correta dos atos normativos e procedimentos referentes ao processo de execução do estado ou município 
 
Foto: Antonio Diniz 
Alunos durante o curso sobre precatórios realizado pelo TJRR.
O juiz Francisco Eduardo Fontenele Batista, conduziu a capacitação sobre Precatórios Requisição de Obrigações de Pequeno Valor
 
O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) trouxe do  Ceará o magistrado Francisco Eduardo Fontenele Batista, com larga experiência como juiz da Fazenda e gestor de Precatórios e mais de cinco anos como juiz auxiliar da Presidência do TJCE (Tribunal de Justiça do Ceará) para ministrar, em parceria com a Ejurr (Escola do Judiciário de Roraima), para servidores e magistrados do Poder Judiciário de Roraima a capacitação sobre Precatórios e RPV (Requisição de Obrigações de Pequeno Valor).
 
Conforme informações disponibilizadas pelos coordenadores da iniciativa, a intenção foi capacitar os participantes para análise e aplicação correta dos atos normativos e procedimentos referentes ao processo de execução contra a Fazenda Pública, ou seja, pagamento de processos contra o Estado ou os Municípios. 
 
Fontenele destacou que o objetivo de sua atuação durante a visita a Roraima foi democratizar as informações que obteve por meio da experiência que tem na área demandada.  “A intenção com essa capacitação foi sistematizar o conhecimento, de forma que ele se ligue com a prática e permita que as pessoas possam encontrar as respostas que as situações do dia a dia venham a demandar”, disse.
 
Para o técnico judiciário Elton Pacheco, que participou do curso, a atualização e a padronização dos procedimentos em todos os tribunais é importante. “As aulas oportunizaram atualizações sobre todo tipo de fato que incide sobre essas questões, desde a Constituição Federal, a jurisprudência dos tribunais superiores, o STF, as resoluções do CNJ ou as PECs [Pedidos de Emendas à Constituição]”, comentou. 
 
O que são precatórios e RPVs? Precatório é uma ordem judicial para pagamento de débitos dos órgãos públicos federais, estaduais, municipais ou distritais. Ele só pode começar quando a ação judicial não admitir mais nenhum recurso. Então, o juiz que julgou o processo expede um ofício pedindo ao presidente do tribunal que o pagamento se concretize. Após a autorização do presidente, o precatório vai para uma fila de espera para aguardar o momento do pagamento. A fila de espera é obrigatória, pois a Constituição Federal determina que se obedeça à ordem de chegada. 
 
As exceções se resumem a casos extremos, como o de idosos, deficientes ou pessoas  com  doenças gravíssimas. Quando o juiz considera que o valor a ser pago é pequeno, não existe necessidade de emitir precatório. Nesses casos são requisitadas as RPV’s (Requisições de Obrigações de Pequeno Valor). Elas têm uma espera máxima de 60 dias, desde a comunicação da obrigação, para serem pagas a quem venceu a ação, sob pena de que a justiça pague a pessoa por sequestro de valores do ente devedor.
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte