.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO TJRR ultrapassa os 40% de acordos em uma semana de audiências

 

Ao todo, 176 audiências foram realizadas; e destas, 75 acordos foram efetivados


Fotos: Nucri

Conciliações sendo realizadas durante a Semana Nacional de Conciliação.

A semana foi realizada em mais de 10 unidades judiciárias do TJRR, com a participação de servidores, conciliadores e magistrados



A Semana Nacional da Conciliação, uma mobilização do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para incentivar a conciliação em todo o Brasil, ocorreu no período de 4 a 8 de novembro, e no TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) 176 audiências de conciliação foram realizadas, das quais 75 processos chegaram a uma solução pacífica. Este total representa um percentual de 42,61% de acordos bem-sucedidos.

 

Ao todo, 511 pessoas foram atendidas nas audiências realizadas em 11 unidades judiciárias do TJRR, sendo o 3o Juizado Cível Especial o responsável pelo maior número de audiências e a 2a Vara de Família a que mais alcançou acordos.

 

O assessor jurídico do TJRR, Shiromir Eda, chama a atenção para o fato de mais uma vez o Tribunal de Justiça demonstrar, por meio de resultados, a importância da utilização da mediação e conciliação para a resolução adequada dos conflitos.

 

“Após o ConciliaRR, um mês inteiro dedicado à conciliação, o Tribunal repete, novamente, um índice elevado nos resultados da conciliação, obtendo mais de 43% de acordos, ou seja, mantendo o índice da mobilização de outubro e mais uma vez sendo superior ao índice nacional, que é de 10%”, observou.


CONCILIAÇÃO - O CNJ adotou o slogan “Conciliação, Todo Dia Perto de Você” para este ano, a fim de demonstrar que esse método está disponível o tempo todo, diariamente, nos tribunais estaduais, federais e do trabalho. Ou seja, o cidadão pode solicitar uma conciliação em qualquer dia útil do ano, não apenas nos períodos de campanha, como alguns pensavam.

 

Em resumo, todos os dias o judiciário está disponível para receber uma proposta de conciliação, para buscar uma solução pacífica entre as partes, seja apenas entre pessoas físicas ou entre qualquer cidadão e uma empresa, ou o Estado ou o Município.

 

Os interessados podem solicitar mesmo antes de dar entrada em um processo. Neste caso, as partes e o conciliador trabalham em busca de um acordo pré-processual. Mas, ainda que já exista um processo na justiça, em qualquer fase da ação, seja na primeira ou segunda instância, antes que seja proferida a sentença do juiz, qualquer uma das partes pode procurar a Vara onde o processo tramita ou seu advogado, ou seu defensor e solicitar uma audiência de conciliação para a tentativa de um acordo.


Na audiência sempre haverá um conciliador ou mediador, que é um profissional capacitado para orientar os envolvidos na busca por uma solução que seja considerada boa para todos. Se não houver entendimento, o processo continuará a existir na justiça e deve seguir todos os ritos, esperando a decisão final do juiz. Se houver acerto, o juiz homologa e o acordo passará a ter força de decisão judicial, resolvendo assim a questão que antes parecia complexa ou sem solução.

 

CEJUSC - No Tribunal de Justiça de Roraima, a maior parte das conciliações são realizadas nos Cejusc’s (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania), que são unidades do Poder Judiciário às quais compete, preferencialmente, a realização das sessões e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores; bem como o atendimento e a orientação ao cidadão.


Atualmente existem nove Cejusc’s e estão localizados em todas as Comarcas do Estado de Roraima: Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Boa Vista, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz.

Em Boa Vista, o Cejusc funciona no andar térreo do Fórum Cível Sobral Pinto, praça do Centro Cívico. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (95) 3198-4781 e (95) 3198-4783.

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte