.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Em duas semanas de mutirão, TJRR celebra mais de 300 conciliações

 

Os conflitos mais comuns solucionados eram relacionados a prestação de serviço de telefonia, companhias aéreas, comercialização de lojas de departamento e assuntos relacionados a questões de família


Fotos: Antonio Diniz

O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti explicando durante reunião que  determinou maior investimento no trabalho de conciliação da Justiça do Estado

Além da realização de mutirões, quando necessário, o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti determinou maior investimento no trabalho de conciliação da Justiça do Estado durante o ano todo

 

 

Em um esforço concentrado de duas semanas, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) realizou mais de 300 acordos, resolvendo rapidamente conflitos envolvendo questões de Direito de família e direitos do consumidor.


Entre os conflitos mais comuns solucionados com o trabalho dos conciliadores estavam os de serviço de telefonia, companhias aéreas, comercialização de lojas de departamento e assunto relacionados a questões de família, como divórcios, partilha de bens e guarda de crianças e adolescentes.

 

Diante dos resultados alcançados e acreditando na conciliação como método adequado para a solução de litígios, o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, no último dia de mutirão, nesta sexta-feira, dia 28, determinou maior investimento no trabalho de conciliação da Justiça do Estado.

Pessoas em volta de uma mesa durante reunião de conciliação no Tribunal de Justiça

 

“A ideia das conciliações é que elas não ocorram apenas nos mutirões. Os mutirões serão realizados sempre que necessário, mas esse trabalho de resolução de conflitos é realizado ao logo de todo o ano de maneira efetiva e para isso estamos investindo na formação de novos conciliadores. Nesta data formamos uma nova turma de 16 conciliadores que vão atuar de maneira remunerada”, destacou o presidente, comentando que esta não é apenas uma forma de reduzir a carga de processos no Judiciário, mas, principalmente, oferecer a melhor solução dentro do menor prazo possível ao cidadão.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Almiro Padilha, aproveitou o último dia do mutirão para destacar ainda que o esforço concentrado somente alcançou os resultados planejados devido às parcerias que foram firmadas.

“Além de juízes, conciliadores, oficiais de justiça, estagiários e demais servidores, parcerias foram fundamentais para o alcance de prazos e resultados, como o MPRR [Ministério Público do Estado de Roraima], DPE [Defensoria Pública do Estado] e advogados.


O titular da 2a Vara Cível, juiz Paulo Cézar Dias Menezes, um dos magistrados participantes do mutirão de conciliação, ressaltou o incentivo da nova gestão a esse método de resolução de conflitos, por meio de conciliação e mediação.


“Trata-se de uma importante iniciativa pois todos saem ganhando, tribunal, servidores e principalmente os cidadãos, que constroem junto com os conciliadores uma solução mais adequada para os seus conflitos e não recebem uma determinação como em um julgamento de um caso concreto”, comentou.


Resolução de conflitos

 

O Tribunal de Justiça de Roraima foi o primeiro do Brasil a capacitar mediadores judiciais em todas as comarcas, além de ter instalado os Cejusc (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania) em todo o Estado.

 

Os Cejuscs atuam visando promover consenso entre as partes envolvidas em conflitos, com a realização das sessões e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores. Além disso, os servidores dos centros realizam atendimento e orientação ao cidadão

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte