.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

EM BOA VISTA - Pesquisa aponta que maior parte dos abusadores de crianças e adolescentes é do sexo masculino e tem entre 30 e 45 anos

 

 

A análise foi resultado de uma parceria entre TJRR e UFRR e teve o objetivo de traçar o perfil dos abusadores e promover a prevenção a partir disso

 

Fotos: Fernando Ismaylli

A pesquisa foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 4, na sede administrativa do TJRR


Com a proposta de oferecer uma ferramenta científica que possa ajudar na identificação, prevenção e punição dos casos de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes, a pesquisa “Análise de Processos Judiciais na área de Violência Sexual contra crianças e adolescentes na Comarca de Boa Vista” foi apresentada na manhã desta terça-feira, dia 4, na CIJ (Coordenadoria da Infância e da Juventude) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima).

 

O estudo, realizado por meio da UFRR (Universidade Federal de Roraima), apresenta análise de 105 processos judiciais, em um universo de 1.600, junto à Vara de Crimes Contra Vulneráveis, no período de 2010 a 2016. Dentre os dados apresentados, foi apontado que a maioria dos abusadores de crianças e adolescentes é do sexo masculino, com idade que varia de 30 a 45 anos. 


O coordenador da pesquisa, professor doutor da UFRR, Flávio Corsini Lirio, explicou que o principal compromisso dessas informações foi buscar identificar os motivos que levam à prática de violência e, com isso, traçar um perfil detalhado das pessoas que cometem os abusos.

“Tentar entender a dinâmica desse processo, as questões que envolvem esse tipo de violência. O abuso sexual que atinge crianças e adolescentes é um câncer, e para evitar que ele ocorra precisamos criar e conhecer os mecanismos de prevenção”, observou.

 

O coordenador da CIJ, juiz Parima Veras, informou que a pesquisa servirá de suporte para o planejamento das ações, por meio de uma base de dados local. “São informações concretas, de acordo com a nossa realidade. Isso colabora com a elaboração de projetos para a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. Mais informação significa trabalho mais eficaz”, destacou. 
A coordenação da CIJ informou que a pesquisa completa será disponibilizada até o final desta semana no portal de informações da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima no seguinte endereço: http://www.tjrr.jus.br/cij/.

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte