.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

MARIA VAI À ESCOLA - Projeto de prevenção à violência doméstica é ministrado em mais duas escolas em Boa Vista

Fotos: Divulgação 

As unidades escolares Vovó Júlia e a Cunhatã Curumim foram as contempladas para receber as ações da Coordenadoria de Violência Doméstica

 

 

 

Neste primeiro semestre de 2019, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) contempla mais duas escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista com o projeto de prevenção à violência doméstica, o Maria vai à Escola. Desta vez, as unidades escolares a receberem as ações da Coordenadoria de Violência Doméstica são a Vovó Júlia e a Cunhatã Curumim.

 

Como parte das atividades do projeto, a titular do 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar, juíza Maria Aparecida Cury, e o titular do 2° Juizado de Violência Doméstica e Familiar, juiz Jaime Plá, junto com a pedagoga da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica, Aurilene Moura fizeram uma visita a essas escolas.

 

Durante o encontro a juíza Maria Aparecida conversou com os alunos do 5° ano do ensino fundamental sobre as temáticas abordadas em sala de aula, momento em que, de maneira interativa, relembrou com os alunos valores e esclarecimentos fundamentais para a formação dos cidadãos e de uma sociedade melhor.

 

“O projeto visa falar com vocês sobre o respeito que a gente tem que ter com as pessoas, porque somos diferentes umas das outras. O objetivo principal do projeto é que vocês aprendam a conviver e respeitar as diferenças de gênero, etnia, religião e orientação sexual do outro. Não somos todos de uma forma só, o ser humano é uma variedade e nós temos que respeitar. Se temos um atrito entre nós, precisamos resolver conversando e não agindo com violência. A gente precisa ensinar as crianças e adolescentes para que eles se tornem adultos melhores”, comentou.

 

Continuando a visita, a magistrada relatou a história da Lei Maria da Penha e explicou porque a lei protege de forma diferente as mulheres. “A lei foi elaborada para proteger as mulheres porque há uma desigualdade de gênero. Por isso a lei as protege, porque são mais indefesas, na condição de igualdade de se defender”, esclareceu.

 

O juiz Jaime Plá, lembrou às crianças a importância de temas como a Lei Maria da Penha, direitos humanos, igualdade de gênero e durante a vida escolar. “Na minha época não tive a oportunidade de ter a consciência desde cedo de temas como esses que são abordados dentro de sala de aula. Por isso, é fundamental que vocês aprendam essas aulas com muita dedicação e empenho. Tenho certeza que farão de vocês homens e mulheres melhores”, afirmou.

 

PROJETO - O Maria Vai à Escola, é fruto da parceria entre o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) por intermédio da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica e Familiar e a Smec (Secretaria Municipal de Educação), iniciada em 2015, sendo voltado aos alunos do 5° ano do ensino fundamental. Ao todo,17 escolas já foram atendidas até hoje, beneficiando 2.200 estudantes.

 

O projeto é aplicado em oito aulas em que são abordados em linguagem lúdica e apropriada para a faixa etária, com temas relacionados ao respeito, direitos humanos, desigualdade de gênero, além de informações sobre a Lei Maria da Penha. E é ministrado por professoras da rede municipal, que foram capacitadas nas temáticas, além disso a equipe se reúne periodicamente. Ao final, o TJRR realiza a entrega dos certificados aos alunos.

 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte