.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

JUSTICIA SIN FRONTERAS

Tribunal de Justiça de Roraima vence prêmio nacional sobre conciliação

Com trabalho de resolução de questões judiciais junto a imigrantes venezuelanos, Roraima teve o projeto vencedor


Fotos: Divulgação

O juiz Erick Linhares, a desembargadora, Elaine Bianchi e o ex-juiz da Venezuela, Oswaldo Ponce representaram o Tribunal de Justiça de Roraima na premiação do CNJ

O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), por meio da Vara da Justiça Itinerante, é um dos vencedores do 9º Prêmio Conciliar é Legal. A premiação é concedida pelo Comitê Gestor de Conciliação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e a cerimônia de premiação ocorreu em Brasília (DF), na tarde dessa terça-feira, dia 5, na primeira sessão plenária do CNJ em 2019. O projeto premiado é o “Justicia sin Fronteras”, selecionado entre os 105 projetos inscritos em 2018.

No Justicia Sin Froteras, primeira ação do gênero no Brasil, a Vara da Justiça Itinerante oferece aos imigrantes venezuelanos a resolução de questões cíveis que envolvam por exemplo, reconhecimento de paternidade, reconhecimento de união estável, fixação de alimentos, posse e guarda de filhos menores, dentre outras.

Além disso, são processados e julgados os seguintes pedidos: registro de nascimento de crianças nascidas no Brasil, retificação de registro, emancipação, interdição e causas dos juizados cíveis e fazendários.

A iniciativa surgiu no intuito de colaborar com a questão da imigração que vem aumentando em Roraima, por meio de um acordo de cooperação entre TJRR e a Acnur (Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados), firmado dia 20 de junho de 2018.

O juiz Erick Linhares, da Justiça Itinerante, foi quem recebeu o certificado em nome do TJRR. Além dele, estavam na cerimônia de premiação, a desembargadora Elaine Bianchi e ex-juiz da Venezuela (VE) e refugiado no Brasil, Oswaldo Ponce.

Para Linhares, esse prêmio é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima, voltado para a resolução de questões judiciais junto aos imigrantes.

“Nós já tínhamos percebido há algum tempo uma necessidade de resolução de questões judiciais nos abrigos. Iniciamos o atendimento no abrigo Floresta e o resultado começou a ser perceptível. Hoje nós entendemos mais de 500 pessoas”, relatou.

A ação conta com a ajuda do ex-juiz da Venezuela, Oswaldo Ponce, que auxilia principalmente no quesito comunicação. “Conseguimos nos comunicar com eles, mas nos aspectos culturais é preciso uma ajuda externa”, explicou Linhares.

PRÊMIO- O Prêmio Conciliar é Legal foi criado pelo CNJ em 2010 a fim de identificar, premiar e dar destaque às práticas que buscam a solução de litígios por decisão consensual das partes, em ações que contribuem para a pacificação de conflitos no âmbito da Justiça brasileira.

Conforme o regulamento do prêmio, participam os tribunais, magistrados, instrutores de mediação e conciliação, instituições de ensino, professores, estudantes, advogados, usuários, empresas ou qualquer ente privado mediante a apresentação de práticas autocompositivas executadas individualmente ou em grupo.

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte