.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Poder Judiciário inaugura Sala de Depoimento Especial em Rorainópolis

 

Na tarde desta segunda-feira, 21, o Poder Judiciário de Roraima inaugurou a Sala de Depoimento Especial no município de Rorainópolis, primeira comarca contemplada com a expansão do serviço especializado de Depoimento Especial, nos moldes previstos pela Lei 13.431/2017.

Participaram do evento, a presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargadora Elaine Bianchi, o desembargador Almiro Padilha, a juíza auxiliar da presidência, Bruna Zagallo, o juiz coordenador da infância e juventude - CIJ, Parima Veras, o juiz da comarca de Rorainópolis, Esdras Silva Pinto, o secretário geral Elísio Ferreira, o secretário de gestão administrativa, Bruno Furman, a servidora da CIJ, Jeane Morais e os servidores da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Claudete Silva e Fernando Nóbrega.

O local possui espaço físico acolhedor, infraestrutura que garante a privacidade da criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência, além de contar com profissionais capacitados em Escuta Forense de Criança e Adolescente.

O Depoimento Especial (DE), método humanizado de oitiva de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, foi implantado no Poder Judiciário do Estado de Roraima em maio de 2016. Desde então, o Tribunal de Justiça, por meio de sua Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), vinha trabalhando para expansão desse serviço especializado para todas as Comarcas do Interior, e assim, contribuir para a sua consolidação, atendendo ao disposto na Lei  13.431/2017 - popularmente conhecida como a “Lei da Escuta Protegida”.

A lei representa um grande avanço das garantias constitucionais de crianças e adolescentes, propiciando um atendimento mais humanizado e acolhedor à vítima ou testemunha de violência, a qual, prestará seu depoimento uma única vez e em ambiente separado da sala de audiência, sendo videogravado para se evitar que o depoente seja submetido a um novo depoimento que lhe imponha reviver aquela situação traumática ocasionada pela violência sofrida.

Como acontece com todo processo de expansão, para levar esse serviço às Comarcas do interior, o TJRR, em 2018, proporcionou a capacitação de novos servidores, para atuarem como Entrevistadores Forenses, assim como, dos Tradutores credenciados (língua espanhola, indígena e libras). Além disso, os magistrados também foram capacitados para realizarem a oitiva de criança ou adolescente, vítima ou testemunha de violência, com essa nova metodologia.

 


 

 

Boa Vista, 21 de janeiro de 2019

Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais  - Nucri
Escritório de Comunicação

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte