O juiz Pedro Machado Gueiros, implantou na Comarca de São Luiz do Anauá, um projeto social na Cadeia Pública do município. O magistrado está levando esporte pra dentro da Unidade por meio do futebol, com o objetivo de cumprir uma das finalidades da pena que é a ressocialização.
A iniciativa começou na segunda-feira (30) e o próprio juiz participa das partidas junto com os reeducandos. “Joguei a partida com eles, descalço e no terrão, com dois tempos de 10 minutos. Querendo ou não, os reeducandos voltarão a conviver no meio da sociedade e precisamos de alguma forma, mostrar um outro caminho de vida” disse.
Pedro Gueiros afirmou que está há três semanas na comarca como juiz titular e viu a necessidade de implantar um projeto que pudesse contribuir com a ressocialização dessas pessoas. “Já fui jogador de futebol profissional e veio a ideia de implementar esse projeto para os reeducandos do regime fechado e semi-aberto” destacou.
O magistrado pretende ainda, estender o projeto esportivo, com a implementação de jogos de xadrex, dama e canastra para os reeducandos.
Para o reeducando Pedro Pinto foi uma grande satisfação participar desse projeto. “A iniciativa do magistrado demonstra que ele acredita na ressocialização. O reeducando realmente necessita disso. Eu creio que vai ser maravilhoso podermos nos ressocializar pelo esporte, porque as vezes nós ficamos trancados e esse projeto vai ajudar muitas pessoas a abrir a mente” disse.
Outro Projeto – O juiz Pedro Machado Gueiros também iniciou um projeto de realização de palestras voltadas para o público da comarca de São Luiz. A primeira palestra foi realizada para todos os policiais militares dos municípios de São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Entre Rios com o tema Direito Penal e Processo Penal.
Boa Vista, 3 de agosto de 2018.
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais - NUCRI
Escritório de Comunicação