Na última segunda-feira (11), o juiz Parima Dias Veras, da Vara da Infância e Juventude e Lorrane Costa, chefe de Divisão de Proteção participaram de uma reunião com o Exército Brasileiro, Conselho Tutelar, Polícia Federal e da Força-Tarefa Logística Humanitária para debater ações voltadas para crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade em Pacaraima.
Na oportunidade conselheiros tutelares foram capacitados para atuarem no atendimento a crianças e adolescentes que chegam ao município.
De acordo com a chefe de Divisão de Proteção da Vara da Infância e Juventude, Lorrane Costa, a ideia é colocar um conselheiro tutelar no posto de triagem montado pelo Exército Brasileiro e Polícia Federal na fronteira para realizar um serviço semelhante ao posto de atendimento da Divisão de Proteção que existe na Sede da Polícia Federal, em Boa Vista.
“Os casos mais recorrentes no município de Pacaraima são de crianças e adolescentes sem documentação civil ou acompanhados de terceiros que não sejam os genitores. Há ainda casos de crianças e adolescentes completamente sozinhas. Neste caso é realizada a busca ativa por parentes próximos ou ainda a institucionalização em abrigos infantis da capital”, explicou Lorrane ao informar que em Pacaraima o apoio do Exército Brasileiro será fundamental para realização dos serviços.“O Conselho Tutelar não tem o material necessário para realizar o serviço tal qual realizamos aqui”.
Boa Vista, 18 de maio de 2018
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais
Escritório de Comunicação