.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Justiça itinerante atende 600 índios da etnina Waimiri Atroari

 

Numa ação inédita, o Tribunal de Roraima, por meio de um projeto pioneiro do TJRR e em parceria com Tribunal de Justiça do Amazonas pretende registrar até o próximo sábado (3) durante o programa da Justiça Itinerante, 600  índios da etnia Waimiri Atroari, que vivem no núcleo da BR-174.

A ação conta com a colaboração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e é realizada pelas Varas da Justiça Itinerante dos Tribunais de RR, AM e RJ, além de parceiros como FUNAI, Ministério Público, Defensoria Pública, Instituto de Identificação, Receita Federal, Cartório de Rorainópolis, dentre outros.

De acordo com o coordenador da Vara Justiça Itinerante, juiz Érick Linhares, o TJRR por meio do programa Justiça Itinerante, já registrou vários indígenas das etnias Macuxi, Yanomami, Taurepang, Wai Wai em Roraima e para que o atendimento aos Waimiri Atroari fosse realizado firmou parceria com o TJAM.

“Nunca tínhamos trabalhado com os Waimiri Atroari, porque estão na divisa de Roraima com o Amazonas. Seria impossível atendermos os Waimiri Atroari que estão em Roraima e deixarmos a outra parte sem documentação. Assim convidamos o coordeandor da Itinerante do TJ amazonas, juiz Alexandre Henrique Novaes para conhecer o nosso trabalho, em janeiro do ano passado e firmamos essa parceria” destacou o magistrado frisando o apoio da presidente do TJRR, desembargadora Elaine Bianchi, que assinou o acordo de cooperação técnica com o presidente do TJAM desembargador Flávio Pascarelli,  em outubro do ano passado.

O acordo permite ações conjuntas de atendimento judicial itinerante, voltadas para as populações dos municípios limítrofes dos dois Estados da Região Norte, com ênfase nos indígenas da etnia waimiri atroari – que habitam aquela região – e comunidades ribeirinhas.

Os documentos expedidos pelas equipes são: certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF. Segundo o magistrado os únicos documentos que foram solicitados pelos indígenas. 

A equipe da Justiça Itinerante conta com 44 pessoas e está na terra indígena Waimiri Atroari desde o dia 26 de fevereiro e ficará até o dia 3 de março. A intenção é retornar em abril e levar atendimetno a outra parte da comunidade (600 indígenas) que fica no eixo fluvial.

Os índios Waimiri Atroari  estão dividos  em dois núcleos, um no Km 258 da Rodovia BR-174 e no eixo fluvial,  localizados entre o norte do estado do Amazonas e sul do estado de Roraima.

 



 

 

FOTOS: Orib Ziedson

 

Boa Vista, 28 de fevereiro de 2018

 


Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais
Escritório de Comunicação

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte