.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Vara da Fazenda regulamenta procedimentos para inclusão e exclusão de CDA no Serasa

 

O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da 2ª Vara da Fazenda Pública aderiu ao Termo de Cooperação Técnica do Conselho Nacional de Justiça com o Serasa, para que todas as ordens de inclusão, exclusão e consulta de endereço, sejam feitas de forma eletrônica, assim como já ocorre no BacenJUD para bloqueio de valores.

O juiz Luiz Alberto de Morais Júnior, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública editou a Portaria que institui os procedimentos para inclusão e exclusão de Certidões da Dívida Ativa das ações de execuções fiscais no Serasa.

Segundo o magistrado, o artigo 781 Código do Processo Civil autoriza o juiz a encaminhar o nome do executado para ser incluído em cadastros de inadimplentes. “Existem aproximadamente 5.841 ações de execução fiscal em tramitação na Varas da Fazenda Púbica” disse o magistrado salientando que a localização do executado nas ações de execução fiscal é o principal motivo da baixa resolução desses casos.

A partir de notificada pela Secretaria, a Fazenda Pública terá um prazo de cinco dias para informar o número da Certidão de Dívida Ativa a qual será enviada ao Serasa. “Sem manifestação, ficará caracterizada autorização tácita para que a Secretaria desse juízo encaminhe as certidões contidas na inicial. Havendo a manifestação, deverá a Secretaria atentar para remessa somente das Certidões de Dívida Ativa informadas pela Fazenda Pública”, explicou o magistrado.

Conforme a Portaria, a exclussão do registro do Serasa se dará com a solicitação pela Fazenda Pública, após juntada de petição nos autos informando os pagamentos, parcelamento ou suspensão da exigibilidade da Certidão da Dívida Ativa e por decisão do juiz.

De acordo com o magistrado tal medida irá também diminur a quantidade de papel utilizado. “As ordens serão realizadas de maneira virtual, eliminando-se o papel. Uma vez inserido no sistema no prazo de 24 a 120 horas, o serasa dará a resposta. Isso vai ajudar muito porque o maior motivo da execução fiscal está ativa é porque não conseguimos encontrar os contribuintes. Com esse convênio, a Vara da Fazenda poderá incluir, excluir e fazer a consulta de endereço até localizar o executado”, explicou.

O Serasajud será extendido para as demais unidades a critério da administração do Tribunal de Justiça.


Boa Vista, 9 de outubro de 2017

Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais - NUCRI
Escritório de Comunicação

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte