.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Poder Judiciário realiza III Encontro da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente


O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Vara da Infância e Juventude realizou durante o dia de hoje (29) o III Encontro de Articulação da Rede de Proteção dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. O evento é realizado no auditório do Corpo de Bombeiros, na Avenida Venezuela e tem por objetivo, fortalecer a rede de proteção com articulação e integração da sociedade civil com o poder público, compartilhando responsabilidades e atuando a partir de suas competências para um fim comum.

A solenidade de abertura contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Elaine Bianchi, do juiz da Vara da Infância e Juventude Parima Veras, do promotor de Justiça Ricardo Fontanella e de representantes dos Poderes Executivo Estadual e Municipal.

A presidente do TJRR Elaine Bianchi falou da satisfação de participar do evento e externou a preocupação com a área da infância e juventude. “Precisamos fortalecer as políticas públicas para podermos combater os problemas que envolvem as crianças e adolescentes. O Poder Judiciário é tão grande em serviço quanto o Poder Executivo. Tudo o que o ocorre no cotidiano, acaba necessitando de uma atuação do Judiciário. Por isso, temos que oferecer para a sociedade aquilo que ela necessita. Com as ações extrajudiciais como esse encontro por exemplo, teremos condições de oferecer para a população alguns serviços, antes que os problemas sejam judicializados” afirmou.

O juiz da infância e juventude Parima Veras afirmou que o evento tem a finalidade de reunir todas as instituições e entidades que atuam na proteção dos direitos das criança e adolescente para que todos possam conhecer o trabalho de cada entidade e para que sejam feitos os encaminhamentos necessários de forma adequada e célere. Conforme o magistrado, muitas vezes o órgão desenvolve um trabalho específico mas não tem capacidade para resolver toda a necessidade da criança, sendo necessária a intervenção de outro órgão, por isso, é importante o trabalho articulado e em rede.

“No encontro passado trabalhamos o poder familiar, o resgate da autoridade dos pais. E creio que esse fio condutor ainda seja nosso motivo maior neste ano, para tirarmos essas crianças e adolescentes da situação de risco. A violência ocorre em várias vertentes. São situações de abandono, drogradição, homicídios, suicídios etc. Então os trabalhos de empoderamento e reatação de vínculos familiares são importantes. Nossa experiência atuando nessa área, mostra que há uma grande diferença em relação às famílias que conseguem ter o empoderamento, das famílias que perderam o controle sobre os filhos. Então, temos que nos redescobrir também sobre como lidar com as famílias” disse.

Ainda no período da manhã a assistente social Lúcia Maria Guimarães dos Santos, especialista em violência doméstica contra a criança e adolescente pela Universidade de São Paulo e pós graduada em Políticas Sociais pela UNB falou sobre “o trabalho em rede-estratégia para garantia de direitos de crianças e adolescentes: efetividade alcançada e novos desafios”.

Dentro da programação, o Programa Apadrinhamento Afetivo foi apresentado pela superintendente da Secretaria Municipal de Gestão Social, Simone Queiroz e pela representante do Abrigo Pedra Pintada, Ginara Tariana Magalhães Coelho.

No período da tarde será feita a construção da agenda positiva com diretrizes que irão nortear as ações positivas na área da infância e juventude. Além disso, será lançado o Guia da Rede de Proteção e Garantia dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente – Fortalecendo o Poder Familiar, que pode ser acessado no Portal da Coordenadoria da Infância www.tjrr.jus.br/cij.

 

Boa Vista, 29 de setembro de 2017.

 

Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais - Nucri

Escritório de Comunicação

Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte