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Servidores do Judiciário roraimense são capacitados em gestão de riscos nas contratações públicas

Imagem colorida mostra o print da tela do webcurso de gestão de risco, ministrado pelo renomado professor Rodrigo Fontenelle, Controlador Geral do Estado de Minas Gerais e atual Presidente do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais. No print está a seguinte frase “Gestão de Risco: da teoria à prática”.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu a participação de 40 servidores que atuam em áreas estratégicas de Governança das Contratações, no curso "Gestão de Riscos: Da Teoria à Prática", ministrado pelo renomado professor Rodrigo Fontenelle, Controlador Geral do Estado de Minas Gerais e atual Presidente do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais.
 
A formação, realizada dentro do Plano Permanente de Capacitação em Contratações da SGA (PPCap 2024), teve como foco principal o fortalecimento das competências dos servidores no mapeamento, análise e mitigação de riscos nos processos de contratações públicas. 
 
Segundo o subsecretário de Compras do TJRR, Manoel Martins, a capacitação foi uma experiência enriquecedora. "Gestão de Risco é um tema técnico e desafiador, mas essencial para todos os envolvidos no setor público. Ter a oportunidade de participar de uma formação como essa é única para o desenvolvimento profissional.
 
Destacou, ainda, que a gestão de riscos é essencial para identificar e compreender os riscos envolvidos, além de manter as instâncias responsáveis informadas para adoção de medidas adequadas. Com base no Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União, ele ressaltou que o mapeamento e controle desses riscos, aliado a um planejamento eficaz, são fundamentais para assegurar o sucesso das contratações públicas e o cumprimento dos objetivos institucionais.
 
O curso abordou ainda a implementação de ferramentas práticas e a integração de uma cultura de gestão de riscos, essenciais para garantir a eficiência, integridade e transparência nas contratações, além de prevenir falhas e desperdícios no uso dos recursos públicos.
 
A capacitação está em conformidade com a Política de Gestão de Riscos, instituída pela Resolução TJRR/TP n. 8/2024, e reflete o compromisso do Tribunal de Justiça de Roraima com a promoção de uma gestão pública de excelência, além de alinhar-se com as melhores práticas nacionais e internacionais, reforçando a busca contínua pela inovação e segurança na condução dos processos administrativos de contratação, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.
 
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR - dezembro/2024
 
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