O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizaram a quarta edição da premiação Mediadores Destaque do Ano. O evento, realizado em Boa Vista, tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos mediadores e conciliadores que se destacaram ao longo de 2024.
A premiação reconheceu profissionais em sete categorias: Mediador Mais Atuante, Mediador Mais Bem Avaliado, Mediador Mais Parceiro, Mediadora Mais Parceira, Mediador com Mais Acordos, Mediador com Mais Horas de Capacitação Continuada e Mediador Destaque.
O juiz coordenador do Nupemec e do Cejusc Boa Vista, Eduardo Alvares de Carvalho, ressaltou a importância desses profissionais para a sociedade.
"Realizamos mais uma edição da premiação para os mediadores e conciliadores do Cejusc de Boa Vista, que desempenham um papel essencial para a sociedade, promovendo a reconstrução de laços sociais por meio da política de mediação e conciliação em nosso estado."
A gestora do Nupemec, Ocimara Vasconcelos, relembrou a criação do prêmio, instituído em 2021, destacando seu propósito.
"Nosso objetivo é premiar aqueles que mais se destacam e atuam de forma comprometida e diligente."
Entre os premiados, a mediadora Chrystiane Leite, vencedora da categoria Mediador Mais Bem Avaliado, demonstrou gratidão pelo reconhecimento.
"É uma satisfação enorme atuar no Cejusc e ser reconhecida pelo meu trabalho. A mediação traz inúmeros benefícios para a sociedade, e fico feliz por fazer parte disso."
Outro destaque foi José Enrique Belisario Rodriguez, premiado como Mediador com Mais Horas de Capacitação Continuada, que enfatizou a importância da qualificação e do ambiente proporcionado pelo Cejusc.
"O TJ, por meio do Nupemec, nos oferece uma formação contínua com cursos gratuitos de excelente qualidade. Nosso trabalho é criar um espaço acolhedor onde as pessoas possam dialogar livremente, estabelecer comunicação eficaz e construir acordos. Isso é fundamental para promover uma justiça mais humanizada."
Atualmente, o CEJUSC conta com cerca de 20 mediadores certificados atuantes e outros 15 em formação, fortalecendo a política de mediação e conciliação em Roraima.
Texto: NUCRI
Fotos: NUCRI
Dezembro/2024 Nucri/TJRR