.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Poder Judiciário Roraimense realiza 2ª Semana da Justiça Restaurativa

 
imagem colorida mostra mesa de autoridades na cerimônia de abertura, contando com oito pessoas sentadas à mesa. Compuseram a mesa de autoridades: Da mesa de autoridades participaram o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento; o juiz coordenador da UNIJUR, Marcelo Lima de Oliveira; o procurador-geral do estado, Tyrone Mourão Pereira; a procuradora-geral do município, Marcela Medeiros; a secretária municipal de educação e cultura, Maria Consuelo Sales; o advogado dr. Cláudio Belmino, representando a OAB-RR; o procurador André Nova; e o desembargador Leoberto Brancher. Abaixo a frase “SOLUÇÕES PACIFICADORAS - Poder Judiciário Roraimense realiza  2ª Semana da Justiça Restaurativa”.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Unidade de Justiça Restaurativa (UNIJUR), organizou a 2ª Semana da Justiça Restaurativa. A abertura do evento ocorreu na segunda-feira, 25 de novembro, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto.
 
A programação teve início às 14h com a cerimônia de abertura, seguida por palestras, exibição de vídeos, assinatura de acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e, por fim, o encerramento às 18h30.
 
Da mesa de autoridades participaram o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento; o juiz coordenador da UNIJUR, Marcelo Lima de Oliveira; o procurador-geral do estado, Tyrone Mourão Pereira; a procuradora-geral do município, Marcela Medeiros; a secretária municipal de educação e cultura, Maria Consuelo Sales; o advogado dr. Cláudio Belmino, representando a OAB-RR; o procurador André Nova; e o desembargador Leoberto Brancher, responsável pela palestra “A Justiça Restaurativa no Brasil”.
 
Durante o evento, o presidente do TJRR destacou a relevância da Justiça Restaurativa como uma nova abordagem na resolução de conflitos.
 
“A Justiça Restaurativa é uma nova visão sobre a aplicação do direito, que busca a consensualidade, unindo todos os elos e tratando os atos infracionais ou descumprimentos da lei com soluções que pacifiquem todas as partes envolvidas”, afirmou o desembargador Jésus Nascimento.
 
 
O Juiz Coordenador da UNIJUR, Marcelo Lima de Oliveira, destaca a importância da Justiça Restaurativa para a sociedade.
 
"A Semana da Justiça Restaurativa é um marco para reafirmarmos nosso compromisso com uma sociedade mais justa e compassiva. É um momento para difundirmos os valores do respeito, da empatia e da corresponsabilidade. Por meio de palestras, círculos de diálogo e construção de paz, debates e trocas de experiências, damos visibilidade às práticas restaurativas e mostramos seus impactos positivos no sistema de justiça e na sociedade como um todo."
 
Voltado para magistrados, servidores e a comunidade em geral, o evento apresentou metodologias que visam tratar conflitos em sua raiz, promovendo resoluções que beneficiem todas as partes. A programação segue até o dia 29 de novembro, com diversas ações incluindo círculos de diálogos mediados pela coordenadora da Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich.
 
imagem colorida mostra o desembargador Leoberto Brancher discursando em sua palestra no evento no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. Abaixo a frase “SOLUÇÕES PACIFICADORAS
 
O desembargador Leoberto Brancher também ressaltou o impacto do evento.
 
“Esse momento é marcante. A Semana Restaurativa é comemorada internacionalmente, e aqui tivemos um marco de impulsionamento, um marco histórico, fortalecendo as bases de conhecimento e de mobilização social e institucional.”
 
A chefe da unidade de justiça restaurativa do TJRR, Valeska Cristiane, destacou a importância da assinatura do Termo de Cooperação Técnica.
 
“O termo de cooperação técnica é um passo muito importante para a justiça restaurativa, pois é o primeiro passo para trazer essa prática para as escolas municipais. A assinatura deste termo vai ajudar a implantar o projeto "Escolas Restaurativas: Educando para a Paz", treinando os professores para que eles possam fazer círculos de construção de paz dentro das escolas”
 
Texto: Nucri/TJRR
Foto: Nucri
Novembro/2024
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte