.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Poder Judiciário de Roraima implementa ferramenta de IA em parceria com o TJAM

Foto colorida mostra três pessoas de costas olhando para a tela de um computador. Na tela do computador está a logo do sistema Arandu
 
O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Secretaria de Tecnologia  da Informação (STI/TJRR) e em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), deu início à implementação do sistema de Inteligência Artificial Arandu entre os dias 11 e 15 de novembro, com colaboração técnica da Subsecretaria de Sistema e de um analista da empresa contratada Sonda.
 
A adoção do sistema Arandu pelo TJRR tem como objetivo acelerar os trâmites judiciais e melhorar o atendimento aos jurisdicionados. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TJRR, Tiago Lobo, a ferramenta representa um grande avanço para a Justiça roraimense.
 
 "O Tribunal de Justiça de Roraima tem avançado significativamente em modernização tecnológica para agilizar o atendimento aos nossos jurisdicionados. A implementação do sistema de Inteligência Artificial Arandu representa um passo estratégico, ao permitir que demandas repetitivas e processos similares sejam analisados de forma ágil e precisa. Essa tecnologia reduz o tempo de tramitação dos processos, promovendo uma resposta mais rápida e eficiente para o cidadão".
 
Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do TJAM, sob a coordenação da desembargadora Vânia Marques Marinho, presidente da Comissão de Gestão de Tecnologia da Informação, a ferramenta Arandu foi projetada para identificar demandas repetitivas e predatórias no sistema judicial, contribuindo para uma gestão processual mais eficiente.
 
O sistema Arandu, que significa "entendimento, conhecimento, sabedoria" em tupi, é capaz de "aprender" com o vasto acervo de processos do TJRR. Ao receber uma nova petição ou ao consultar uma já existente, o sistema compara em tempo real esses documentos com o histórico completo do tribunal.
 
Rhedson Esashika, diretor da Seção de Inteligência Artificial da SETIC do TJAM e responsável pela implementação do Arandu em Roraima, destaca os benefícios da ferramenta.
 
"O sistema de inteligência artificial Arandu tem a capacidade de analisar o acervo do TJRR em tempo real, tornando possível verificar a similaridade de um processo atual com o histórico completo do tribunal."
 
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista 
Fotos: Giovanni Reis
Nucri/TJRR - Novembro/2024
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte