Adotar uma gestão de riscos visa fortalecer a capacidade de antecipar e reduzir potenciais ameaças, garantindo a continuidade dos serviços e a otimização dos recursos. Nesse contexto, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Tribunal de Justiça de Roraima (SIL/TJRR) participou da 1ª Oficina de Gestão de Riscos: Capacitação e Práticas na Secretaria de Infraestrutura e Logística.
O evento, realizado pela Subsecretaria de Planejamento e Governança, vinculada à Secretaria de Gestão Estratégica, teve como objetivo capacitar os gestores da SIL na identificação, avaliação e tratamento de riscos, promovendo, assim, uma cultura de gestão de riscos e integridade.
A oficina contou com a participação do secretário Reubens Mariz de Araújo e da equipe da SIL, abordando conceitos, técnicas e metodologias aplicadas à gestão de riscos, além de oferecer atividades práticas para o gerenciamento de eventos identificados.
O secretário Reubens Mariz destacou a importância da SIL como referência no processo de implantação.
"A Secretaria se posiciona como um exemplo ao adotar proativamente a gestão de riscos, fortalecendo a capacidade de enfrentar desafios e otimizar resultados". Ele também agradeceu a dedicação da equipe, reconhecendo o papel de cada membro no sucesso da implementação.
O assessor técnico da Secretaria de Gestão Estratégica, Frederico Evangelista, ressaltou que a implantação da gestão de riscos é uma das metas estratégicas do Plano de Gestão 2023/2025 do TJRR.
"Nossa expectativa é capacitar mais duas secretarias até o final deste ano e, em 2025, alcançar todas as unidades administrativas".
A SIL foi a primeira Secretaria a ser capacitada, consolidando-se como pioneira na implementação da Gestão de Riscos no Tribunal. A ação está alinhada às diretrizes da Política de Gestão de Riscos e do Programa de Integridade e Compliance do TJRR, conforme estabelecido nas Resoluções TJRR/TP N. 07 e 08, de 2024.
Texto: NUCRI
Fotos: NUCRI
Outubro/2024 Nucri/TJRR