O projeto "Seu Corpo em Equilíbrio: Descubra o jus da sua saúde com avaliação de bioimpedância" teve como objetivo realizar a medição, avaliação e acompanhamento periódicos da composição corporal e da saúde dos magistrados, servidores e seus familiares no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Trabalhadores terceirizados e estagiários também integraram os atendimentos.
Promovida pela Secretaria de Qualidade de Vida (SQV), a ação buscou melhorar a qualidade de vida dos participantes e ocorreu até o dia 25 de setembro, com exames realizados das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Nos dias 16 e 17, os atendimentos ocorreram na Sede Administrativa. Nos dias 18 e 19, no Fórum Criminal; no dia 20, na Vara da Infância e Juventude; no dia 23, no Palácio da Justiça; e, finalmente, nos dias 24 e 25, no Fórum Cível. Ao todo, foram mais de 600 atendimentos realizados.
O servidor da SQV e educador físico do TJRR, Márcio Cavalcante, explicou o objetivo do trabalho que é desenvolvido de forma constante.
"Estamos levando a balança de bioimpedância por todos os prédios da capital. Nosso plano é criar um banco de dados com a composição corporal dos participantes, que será usado para o acompanhamento futuro."
Além disso, essa iniciativa visa prevenir doenças e outros problemas que possam afetar a saúde dos integrantes do Poder Judiciário de Roraima.
Rosalvo Ribeiro, chefe do Setor de Acessibilidade e Inclusão do TJRR, também comentou sobre os detalhes e benefícios da avaliação para o bem-estar dos colaboradores.
"A finalidade é realizar a avaliação de bioimpedância, que mede diversos índices da nossa estrutura corporal. Isso é fundamental para criar uma dieta equilibrada e também é útil para médicos especializados em composição corporal, como nutrólogos."
Ao final do período de atendimentos, Márcio também fez uma reflexão sobre todo o processo.
"Nós avaliamos a nutrição, treinamentos específicos e fatores relacionados à saúde. É fundamental que o servidor faça a avaliação para entender seu estado atual, buscando os meios necessários para uma melhor qualidade de vida. O 'Corpo em Equilíbrio' é bem visto por todos os servidores, o que é positivo para expandir as ações!"
Texto: João Gabriel - Estagiário
Foto: Nucri
Setembro/2024 - Nucri/TJRR