Durante o IV Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs), o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foi representado pelos servidores Janaine Voltolini, coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), e France James, chefe do Laboratório de Inovação (Inovajurr).
O Encontro, realizado de 11 a 13 de setembro, foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Fórum do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Fojurj), um consórcio formado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).
O evento foi dedicado à promoção da inovação, tecnologia e sustentabilidade, com uma programação dinâmica que incluiu oficinas, palestras, estandes e apresentações de pitches.
Para o servidor France James, chefe do Laboratório de Inovação, o evento proporcionou muitas reflexões sobre os temas tratados, especialmente no que diz respeito ao papel do Judiciário frente às constantes mudanças que a inovação vem trazendo:
“Essas transformações inevitavelmente impactam o Poder Judiciário em sua missão primordial: a prestação jurisdicional. Nesse contexto, as palestras e oficinas reforçaram a importância dos laboratórios de inovação no fomento dessa cultura nos Tribunais.”
A iniciativa proporcionou a troca de experiências, o compartilhamento de projetos e o estabelecimento de parcerias que contribuem para a transformação e o aumento da eficiência nas diversas unidades do Poder Judiciário.
Entre outras autoridades, o evento contou com a participação do Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ministrou uma palestra sobre inovação no Poder Judiciário e anunciou os vencedores do Prêmio de Inovação do Poder Judiciário.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Foto: Arquivo
Setembro/2024 Nucri/TJRR