O Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça de Roraima está promovendo uma campanha para conscientizar sobre a importância da adoção de práticas que contribuam para a redução do consumo de energia elétrica.
A iniciativa está alinhada à Resolução CNJ Nº 400/2021, que estabelece a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, e ao Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2026, com destaque para o indicador "Capacitação em Sustentabilidade", que monitora a participação dos servidores em ações de capacitação e conscientização relacionadas ao tema.
Dicas úteis repassadas durante a campanha: Utilizar as escadas, sempre que possível, em vez dos elevadores, pois além de estimular a prática de exercícios físicos, a mudança de hábito proporcionará economia de energia; Apagar as luzes e os equipamentos eletrônicos sempre que saírem de suas respectivas salas, aproveitar a luz natural e manter as portas e janelas fechadas quando as centrais de ar estiverem ligadas e manter a central de ar na temperatura de 22 graus, evitando as oscilações de temperatura, que fazem com que o equipamento consuma mais energia.
Embora o Tribunal de Justiça de Roraima gere energia solar, que é limpa e renovável, o consumo de energia elétrica deve ser consciente. A combinação dessas ampliam os benefícios ambientais e econômicos, assim como reforçam o papel do Poder Judiciário Roraimense em buscar ser líder em sustentabilidade.
Texto: Beatriz Evangelista / Repórter
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – setembro/2024