Com apoio da Escola Judicial de Roraima, os acadêmicos do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - Turma Norte promoveram o I Seminário Interdisciplinar de Direitos Humanos e Migração Venezuelana. O evento realizado no dia 5 de agosto teve o objetivo de compartilhar pesquisas em andamento e discutir a migração venezuelana sob a ótica dos direitos humanos.
O diretor da Escola Judicial de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, participou da abertura do seminário e ressaltou a importância da temática para o Estado de Roraima. O evento ocorreu no formato híbrido, com transmissão pelo canal da Ejurr no YouTube, oferecendo acessibilidade em Libras.
O seminário foi organizado pelos mestrandos Adnam Assad Youssef Neto, o juiz Cleber Gonçalves Filho e Maria das Graças Dias. Durante o evento, eles apresentaram comunicações orais sobre as pesquisas voltadas para as questões de migração venezuelana, direitos humanos e justiça.
O seminário teve a participação da professora adjunta da UFRR e integrante do Programa de Pós- Graduação em Sociedade e Fronteiras, doutora Márcia Oliveira. Ela falou sobre o tema “Políticas migratórias e processos de inclusão dos migrantes venezuelanos nas sociedades de acolhimento”.
O vice-reitor da Universidade Estadual de Roraima, professor doutor Edson Damas, que integra o Programa de Pòs-Graduação em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR, apresentou a temática “Operação Acolhida, perspectiva empírica do processo de inclusão em Roraima”.
O evento teve ainda a participação dos professores do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, Paulo Sérgio Gomes Soares, Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira e Oneide Perius, que realizaram comunicações diretamente de Palmas no Tocantins.
Durante o evento, foi apresentada a obra “Desafios e inovações do direito digital: uma perspectiva judicial”, que tem entre os autores, o juiz Cleber Gonçalves Filho do Tribunal de Justiça de Roraima.
A Turma Norte do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos é uma parceria entre a Ejurr, a Esmat com a Universidade Federal do Tocantins, o TJAC e o TRRE/RR por meio da Escola Judiciária Eleitoral.
Texto: Ejurr/TJRR
Fotos: Ejurr/TJRR
Agosto/2024