O Gabinete Militar do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e a Escola Judicial de Roraima (EJURR), encerraram no último dia 13, as atividades do curso "Treinamento de Brigadistas: Prevenção e Combate a Incêndios - Nível Intermediário", realizadas durante todo o mês de julho e a primeira quinzena de agosto nas comarcas do interior.
As atividades ocorreram nos prédios da capital e nas comarcas do interior nos municípios de Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí, São Luiz do Anauá e Rorainópolis, coordenadas por uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima que atua no Poder Judiciário.
O capitão bombeiro militar Ricardo Fernandes, um dos instrutores do curso, explicou que o treinamento é essencial para que os os servidores estejam cientes e atentos às situações de risco.
“O Treinamento de Brigadas tem como finalidade capacitar os servidores do Tribunal no uso dos equipamentos de combate a incêndio em caso de necessidade, dando a primeira resposta ao sinistro antes mesmo da chegada das equipes do Corpo de Bombeiros, fazendo o uso dos equipamentos de combate a incêndios que estão instalados no próprio prédio.”
Após a conclusão do curso, as unidades judiciais e administrativas integradas ao sistema de gestão da qualidade ISO 9001 foram certificadas. A assessora técnica Barbara Spies destaca a importância desse processo para a formação dos brigadistas.
"Uma das exigências é o atendimento às legislações instituídas. Sem o curso de brigadista não conseguiríamos atender a exigência do corpo de bombeiros para Emissão da Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB, e não conseguiríamos a certificação."
Ao todo, participaram mais de 159 servidores.
Texto: João Gabriel/ Estagiário
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – julho/2024