A Comissão de Monitoramento e Incentivo à Participação Institucional Feminina do TJRR realizou a mesa-redonda “Contribuições das mulheres para o Poder Judiciário de Roraima”.
O evento teve como objetivo incentivar a Participação Institucional Feminina no âmbito do Poder Judiciário, reunindo mulheres para um diálogo inspirador, por meio de suas histórias e experiências. Os trabalhos ocorreram na sexta-feira, 16.
A mesa-redonda contou com a participação da presidente da Comissão de Monitoramento e Incentivo à Participação Feminina, juíza Graciete Sotto Mayor, da juíza da Primeira Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar, Lana Leitão, da juíza Rafaelly Lampert e da chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Aurilene Mesquita.
Segundo a presidente da Comissão de Monitoramento e Incentivo à Participação Feminina, juíza Graciete Sotto Mayor, a ideia principal é proporcionar um local de fala para as mulheres do Judiciário.
“A roda de conversa permitiu que as servidoras reconhecessem que somos a maioria, ocupamos muitos cargos de chefia e, acima de tudo, precisamos de um espaço que nos acolha, que nos receba e que valorize a perspectiva feminina. Isso evidencia o quanto somos competentes, o quanto temos qualidade e, principalmente, o quanto fazemos a diferença dentro da nossa instituição.”
O evento, de forma mais descontraída, fez com que as participantes pudessem compartilhar um pouco de suas vivências, como afirmou a chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica, Aurilene Mesquita.
“A participação da Coordenadoria no Comitê de Participação Feminina do Poder Judiciário visa compartilhar nossa trajetória como servidoras e magistradas, abordando a evolução da mulher dentro do Judiciário, além dos desafios e dificuldades que enfrentamos diariamente.”
Foram convidadas para a mesa-redonda servidoras do Poder Judiciário Roraimense, residentes do programa de residência judicial e estagiárias, totalizando aproximadamente 35 mulheres presentes.
Texto: Beatriz Evangelista / Repórter
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – agosto/2024