.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

TJRR fortalece voz feminina com criação da Ouvidoria da Mulher

 
A luta das mulheres pelos seus direitos representa um avanço histórico e contínuo na sociedade.  Nessa perspectiva, a Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), atua fortemente na promoção dos direitos das mulheres, enfatizando também seu local de atuação: o lugar de fala e escuta. 
 
No mês de junho, o Judiciário roraimense criou a “Ouvidoria da Mulher”, por meio da Resolução TJRR/TP n.º 11, e nomeou a juíza Suelen Márcia Silva Alves, para atuar como a primeira Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. 
 
Segundo a juíza e ouvidora, Suelen Alves,  esse momento histórico reforça a competência das mulheres nos mais diversos locais de atuação. 
 
“É muito importante que as mulheres vejam também que nós podemos ascender a postos a lugares de poder, a lugares de liderança e é muito importante passar esse recado para a população em geral, que as mulheres podem estar onde elas quiserem”, ressaltou a ouvidora do TJRR. 
 
A iniciativa atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, com base na Portaria CNJ n. 83/2023, da instituição da Ouvidoria da Mulher, no Judiciário brasileiro. Conforme o CNJ, a ouvidora da mulher deve auxiliar e informar às vítimas de violência quais são seus direitos, além disso, a ouvidoria deve atuar no aprimoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, dentre outras atribuições.
 
Ouvidoria da Mulher 
 
A Ouvidoria da Mulher possibilita o acesso direto e simplificado às vítimas de assédio e violência e impulsiona ações para a adoção de medidas institucionais nos temas afetos ao combate às violências contra as mulheres. 
 
O canal de comunicação também dialoga com as entidades que atuam no combate e enfrentamento a violência contra a mulher no estado de Roraima, a fim de unir forças para combater a desigualdade de gênero. 
 
Primeira Ouvidora Mulher de Roraima
 
A juíza de direito Suelen Márcia Silva Alves, filha de Francisco Ferreira Alves e Vera Lúcia Silva Alves, nasceu no dia 24 de abril de 1986, em Imperatriz-MA. 
 
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), turma de 2008, é pós-graduada em Direito Público, com formação para o Magistério Superior na área do Direito, pela Universidade Anhanguera e mestranda em sociedades e fronteiras pela UFRR.
 
Ingressou na magistratura em 19 de agosto de 2016, no cargo de juíza substituta do Tribunal de Justiça de Roraima. No dia 4 de outubro de 2018, foi promovida ao cargo de Juíza de Direito da Comarca de Bonfim.
 
A magistrada é titular do Primeiro Juizado da Violência Doméstica, está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e preside a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito do 1º Grau do Poder Judiciário de Roraima. 
 
Atualmente, a juíza é a primeira Ouvidora Mulher no Judiciário roraimense, nomeada por meio da Portaria TJRR/PR nº 453, de 14 de junho de 2024.
 
Texto: Eduardo Haleks/Repórter  
Fotos: NUCRI/TJRR  
NUCRI/TJRR – julho/2024
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte