Com o intuito de oferecer um espaço para os agricultores locais comercializarem seus produtos, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu uma Feira de Orgânicos com as Camponesas do Lavrado e a Fazenda da Esperança, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
O evento, além de promover a agricultura familiar e sustentável, fomenta o uso de materiais naturais no consumo diário, desde verduras, legumes, geleias, pimentas, até polpas de suco.
O gestor do Fórum Cível e um dos responsáveis pela realização do evento, Marcelo Monteiro, ressaltou a satisfação em realizar mais uma edição da feira.
"É com muito prazer que recebemos, pela segunda vez, a Feira de Orgânicos aqui no Fórum Cível. Os servidores prestigiam bastante e isso é bom, porque tiram um tempinho do trabalho, que é corrido, para contemplar a feira e comprar produtos mais saudáveis."
A ideia é possibilitar aos servidores do TJRR a aquisição de produtos orgânicos, promovendo melhorias na qualidade de vida de todos. Segundo a servidora do TJRR, Nira Pinheiro, a feira é uma ação significativa.
"Acho essa iniciativa do TJRR muito importante. Sempre que posso, eu compro. Eu adoro esses produtos e adoro esses eventos com coisas naturais e saudáveis", afirmou a servidora.
A realização de feirinhas traz a oportunidade de reconhecimento para pequenos produtores. A vendedora Adriane Costa Fernandes, integrante das Camponesas do Lavrado, falou sobre a experiência de participar, mais uma vez, da feira.
"É a segunda vez que a gente vem aqui no Fórum Cível vender nossos produtos e trazer inovação com produtos agroecológicos, direto do campo, colhidos fresquinhos. Esse convite nos dá a oportunidade de trazer novidades para a população."
O evento ocorreu em alinhamento com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o Planejamento Estratégico 2021-2026 do Poder Judiciário de Roraima, com a Resolução CNJ nº 400/2021, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, e com o Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021-2026.
Texto: João Gabriel Padilha/ Estagiário de Jornalismo
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – Julho/2024