.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

34 ANOS - Tribunal de Justiça de Roraima celebra aniversário do ECA com novos projetos e programação especial

 
imagem colorida mostra o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, sentado na mesa de autoridades, durante evento no Fórum Cível, Advogado Sobral Pinto. Ao lado dele está autoridades do Estado de Roraima. Todos vestidos de roupas sociais. Atras deles encontram-se várias bexigas de balão de ar montados em formato de árvores, nuvens e um sol, todos de bexiga de ar.
 
 
O Tribunal de Justiça de Roraima, em alusão aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), realizou uma programação especial que se iniciou no dia 17 e seguiu até o dia 19 de julho. 
 
A celebração teve como objetivo dar visibilidade às temáticas relevantes em relação à Infância e Juventude na atualidade e, especialmente, no estado de Roraima, promovendo debates pertinentes para a realidade local, bem como gerar visibilidade para projetos a serem implementados junto à rede.
 
imagem colorida mostra o auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, durante evento alusivo ao aniversário do ECA.
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, esteve presente na celebração e afirmou a importância do Estatuto para a sociedade. 
 
“Neste ano, comemoramos 34 anos da vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. É uma lei moderna, que abrange proteção integral à criança e ao adolescente, colocando o Brasil como uma referência nessa proteção. É uma data bastante importante para todo o Judiciário e para a população roraimense.”
 
imagem colorida mostra o presidente do TJRR, desermbargador Jésus Nascmenrto sentado no meio de duas autoridades durante evento alusivo ao aniversário do ECA. Na imagem o presidente do TJJ, está discursando no mircfone.
 
A cerimônia de abertura contou com a apresentação cultural do cantor roraimense Halisson Crystian e da comunidade indígena Campo Alegre.
 
Durante o evento, ocorreram o lançamento de dois projetos, o programa Novos Caminhos do CNJ e o Protocolo de Entrega Voluntária à Adoção, ambos desenvolvidos pela Coordenadoria de Infância e Juventude do TJRR, coordenada pelo juiz Marcelo Lima de Oliveira, além da assinatura de acordos de cooperação técnica dos projetos. 
 
imagem colorida mostra mesa de autoridades durante evento alusivo do aniversário do ECA. Entre eles está o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento.
 
O programa Novos Caminhos tem como objetivo desenvolver uma rede de apoio para adolescentes que saem do abrigo institucional aos 18 anos, que normalmente não podem contar com apoio familiar, recebendo assim suporte e oportunidades para construir uma vida independente.
 
O Protocolo de Entrega Voluntária visa oficializar os procedimentos para a entrega voluntária de crianças para adoção, incluindo o estabelecimento de fluxos oficiais, bem como uma campanha informativa destinada à sociedade e aos profissionais de saúde, com o objetivo de orientar e acolher mulheres que optam por esse processo.
 
Imagem colorida mostra o juiz Parima Dias, discursando durante evento alusivo ao anivérsario do ECA. Na imagem o juiz está discursando em pé e apontando o dedo para o slide que está ao lado dele durante apresentação de palestra.
 
O protocolo também busca melhorar o fluxo de adoção e apoiar os profissionais que lidam com essas situações no dia a dia, como reafirma a servidora da CIJ, Isabeau Sousa:
 
“O ´Novos Caminhos´ vem para desenvolver uma rede de apoio maior para esses adolescentes que saem do abrigo institucional aos 18 anos e o protocolo de entrega voluntária oficializa os fluxos de entrega voluntária à adoção, além de trazer uma campanha informativa para que a sociedade e os próprios profissionais de saúde saibam como tratar da situação.”
 
Imgem colorida mostra cinco pessoas sentados em volta de uma roda de conversa, durante evento alusivo do Aniversário do ECA. Na imagem está o desemrbargado Almiro Padilha falando no microfone.
 
Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento; o juiz e coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude, Marcelo Lima de Oliveira; o vice-governador do estado de Roraima, Edilson Damião; a deputada estadual e presidente da Comissão da Família da Assembleia Legislativa, Joilma Teodora; a secretária da Setrabes, Tânia Soares; o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Gestão Social, Gabriel de Souza de Paula; o defensor público do estado de Roraima, Dr. Natanael Ferreira; o promotor da Infância e Juventude do MPRR, Dr. André Nova; a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Jaira Farias; e a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/RR, Cleudionara Carneiro.
 
 
Texto: Beatriz Evangelista / Repórter
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – julho/2024
 
 
 
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte