Nesta terça-feira, 16, o Tribunal de Justiça de Roraima recebeu a visita da Fundação Rede Amazônica, parte do Grupo de Comunicação de mesmo nome. A reunião teve como principal objetivo discutir uma possível parceria visando a promoção de projetos na área de sustentabilidade.
Participaram da reunião o diretor executivo da Rede Amazônica em Roraima, Joel Cristian Gomes, a diretora executiva da Fundação, Mariane Cavalcante, a secretária de gestão estratégica do TJRR, Veruska Lobo, o subsecretário de Governança e Planejamento do TJRR, Arthur Azevedo, e a coordenadora do Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais do Poder Judiciário, Débora Morais.
Além de discutir as possibilidades de parceria entre o TJRR e a Fundação, houve uma troca de experiências envolvendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidos pela ONU, e o Plano de Logística Sustentável do TJRR, que permite a institucionalização de práticas de sustentabilidade.
A diretora executiva da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante, destacou a importância das parcerias locais, especialmente com o Tribunal, para fortalecer a presença e as atividades da Fundação em Boa Vista.
“Essa conexão local é extremamente importante, principalmente porque sabemos do trabalho que o Tribunal vem desenvolvendo. Para nós, faz muito sentido, tem muita conexão, muita sinergia, e esse é o nosso objetivo aqui: estar presente cada vez mais em Boa Vista”.
O Poder Judiciário de Roraima possui um compromisso assíduo em promover a consciência socioambiental, incentivando ações sustentáveis que sejam justas, viáveis economicamente e que preservem o meio ambiente. Além disso, busca promover acessibilidade, inclusão e fortalecer sua credibilidade junto à sociedade, reduzindo os impactos ambientais de suas atividades.
A secretária de gestão estratégica do TJRR, Veruska Lobo, destacou como os projetos e iniciativas apresentadas pela Fundação podem promover a sustentabilidade no estado.
“A reunião foi de extrema importância para o Tribunal, que já executa várias ações de promoção da sustentabilidade. A Fundação trouxe projetos e iniciativas que estão dando certo em todos os estados da região norte, que muito provavelmente também terão sucesso e poderão nos ajudar nessa perspectiva de fomento, de promoção de ações socioambientais, não só no estado, mas com projeções para a região norte, com a divulgação das nossas iniciativas, divulgação das nossas boas práticas.”
Dentre as propostas discutidas na reunião, o projeto Echos da Amazônia foi o mais indicado para possivelmente ser implementado no TJRR. A proposta valoriza a Amazônia, abordando os temas dos ODS e materializando isso de forma didática para as pessoas que já praticam os ODS na nossa região, com histórias para inspirar as pessoas.
Texto: Beatriz Evangelista / Repórter
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – julho/2024