A oficina abordou Comunicação Não Violenta e Protagonismo Juvenil com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.
O Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou na terça-feira, 25 de junho, a entrega de certificados para alunos que participaram da oficina Líderes da Paz, ministrada na Escola Militarizada Vitória Mota Cruz.
Participaram da oficina alunos do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, sendo líderes e vice-líderes de turma. A cerimônia envolveu não apenas os alunos, mas também professores, gestores da escola e pais dos alunos certificados, aproximando toda a comunidade escolar dos conceitos de Comunicação Não Violenta.
A ação faz parte de um calendário extenso de atividades do Programa Justiça Comunitária, que busca levar a paz social para as escolas, adaptando-se às necessidades específicas de cada comunidade e valorizando o papel ativo dos cidadãos na busca por soluções justas e eficazes.
“Estamos no meio do ano e o Programa de Justiça Comunitária já atendeu mais de 16 escolas na capital. Fazemos um trabalho que envolve tanto servidores como corpo discente e docente das escolas, sempre primando por uma cultura de paz, pela comunicação não violenta, protagonismo juvenil, e boas relações no ambiente de trabalho. Esse é o nosso objetivo: que possamos caminhar juntos para a paz”, declarou um representante do Programa.
Um exemplo desse compromisso em promover um ambiente escolar melhor foi destacado pela aluna Luiza Larroque, do primeiro ano do Ensino Médio.
“Precisamos ter uma cultura de paz, parar com a comunicação agressiva, acabar com o bullying , ser mais compreensivos uns com os outros. Isso ajudou muito dentro da sala de aula, para nos tornarmos pessoas melhores”, afirmou Luiza.
O gestor pedagógico da escola, professor Ricardo Baruk, apontou que trabalhos como os realizados pelo Programa contribuem para a construção de líderes dentro e fora da sala de aula.
“É muito importante essa parceria com o Tribunal de Justiça. Temos alunos que naturalmente têm habilidades de liderança e vêm para contribuir, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio”, disse Baruk.
Além da entrega dos certificados, foi realizada também uma leitura de recados inspiradores dos pais presentes para os alunos que participaram da oficina, bem como um abraço coletivo, fortalecendo os laços entre pais, alunos e professores.
Texto: Mairon Compagnon/TJRR
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – junho/2024