A equipe da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu a palestra “Inteligência Financeira - Como Evitar o Superendividamento”, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O evento foi realizado na terça-feira, 25 de junho, às 19h.
A iniciativa faz parte do projeto “Ouvidoria Para Consumidor”, que tem como objetivo aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais em situações relacionadas às relações de consumo. Além disso, busca mitigar a necessidade de acionamento do sistema judicial através da disseminação de conhecimentos sobre direitos do consumidor e formas de evitar o superendividamento.
Segundo a servidora da Ouvidoria, Andréia Bentes, a palestra também reforça a importância de a população buscar informações sobre superendividamento, uma preocupação extremamente atual.
“Na palestra, o promotor trouxe informações, como a porcentagem de 90% da população de Roraima estar endividada. É necessário refletir sobre isso, oferecendo conhecimento e informações que ajudarão a população a se prevenir e, para quem já está nessa situação, saber como sair dela. Dessa forma, todos poderão desenvolver inteligência financeira."
A palestra foi ministrada pelo promotor de Defesa do Consumidor do Ministério Publico do Estado de Roraima, dr. Adriano Ávila, que abordou aspectos do superendividamento sob o ponto de vista jurídico, alertando especialmente os mais vulneráveis, como os idosos, e ensinando como evitar erros comuns.
"Tanto o Ministério Público quanto o Tribunal de Justiça têm interesse em fazer com que os consumidores possam realizar suas relações de consumo de forma efetiva, sem problemas. Assim, há um ganho mútuo entre consumidor e fornecedor. Uma das ênfases de nossa palestra é o risco de superendividamento das pessoas idosas, que consideramos hipervulneráveis devido ao excesso de assédio de consumo. "
Durante a palestra, também foi apresentada a cartilha sobre Superendividamento e Soluções do Núcleo de Superendividamento - CEJUSC do TJRR. Você pode conferir a cartilha no link abaixo: [Link para a cartilha]