.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Ouvidoria do TJRR realiza palestra sobre superendividamento

 
A equipe da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu a palestra “Inteligência Financeira - Como Evitar o Superendividamento”, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O evento foi realizado na  terça-feira, 25 de junho, às 19h.
 
A iniciativa faz parte do projeto “Ouvidoria Para Consumidor”, que tem como objetivo aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais em situações relacionadas às relações de consumo. Além disso, busca mitigar a necessidade de acionamento do sistema judicial através da disseminação de conhecimentos sobre direitos do consumidor e formas de evitar o superendividamento.
 
Segundo a servidora da Ouvidoria, Andréia Bentes, a palestra também reforça a importância de a população buscar informações sobre superendividamento, uma preocupação extremamente atual. 
 
“Na palestra, o promotor trouxe informações, como a porcentagem de 90% da população de Roraima estar endividada. É necessário refletir sobre isso, oferecendo conhecimento e informações que ajudarão a população a se prevenir e, para quem já está nessa situação, saber como sair dela. Dessa forma, todos poderão desenvolver inteligência financeira."
 
A palestra foi ministrada pelo promotor de Defesa do Consumidor do Ministério Publico do Estado de Roraima, dr. Adriano Ávila, que abordou aspectos do superendividamento sob o ponto de vista jurídico, alertando especialmente os mais vulneráveis, como os idosos, e ensinando como evitar erros comuns. 
 
"Tanto o Ministério Público quanto o Tribunal de Justiça têm interesse em fazer com que os consumidores possam realizar suas relações de consumo de forma efetiva, sem problemas. Assim, há um ganho mútuo entre consumidor e fornecedor. Uma das ênfases de nossa palestra é o risco de superendividamento das pessoas idosas, que consideramos hipervulneráveis devido ao excesso de assédio de consumo. "
 
Durante a palestra, também foi apresentada a cartilha sobre Superendividamento e Soluções do Núcleo de Superendividamento - CEJUSC do TJRR. Você pode conferir a cartilha no link abaixo: [Link para a cartilha]
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte