Nos dias 20 e 21 de junho, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) recebeu a visita de uma equipe do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), liderada pela presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari. A comitiva foi recebida em Roraima pelo presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento. O objetivo foi conhecer as boas práticas de gestão adotadas pelo TJRR, que fazem a diferença pelo indicativo de eficiência e inovação dentro do judiciário brasileiro.
Durante o encontro, foram assinados Termos de Cooperação Técnica entre os tribunais parceiros que visam o intercâmbio de inteligência envolvendo tecnologia da informação e gestão de documentos. Um exemplo é o “Programa Simplificar” do TJRR, que busca viabilizar o constante aprimoramento dos processos de trabalho das áreas judiciais e administrativas, mostrando o caminho e os fluxos percorridos dentro da instituição.
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, recebeu a comitiva e ressaltou a importância da troca de experiências entre os tribunais, afirmando que foram dias de muito trabalho e produtividade, além da oportunidade de poder compartilhar as práticas de gestão que têm sido implementadas no TJRR.
Ele destacou que essa troca de experiências é fundamental para fortalecer a Justiça em todo o país e que o TJRR está sempre aberto a aprender e colaborar com os demais tribunais.
“A visita contribuiu para o fortalecimento dos laços de cooperação entre as instituições, demonstrando o compromisso de ambos com a busca contínua por excelência na prestação de serviços judiciais”, reforçou o presidente.
Durante os dois dias, a comitiva do TJAC encontrou-se com o ouvidor-geral, Des. Erick Linhares, bem como se reuniu com o secretário-geral do Poder Judiciário de Roraima, Henrique Tavares, a secretária de Gestão Estratégica, Veruska Anny Souza Lobo, e o secretário de Tecnologia e Informação do TJRR, Tiago Lobo, acompanhados de outros servidores das áreas técnicas, que apresentaram os principais projetos e iniciativas implementados pelo Tribunal. Outra unidade visitada foi a Corregedoria-Geral do Poder Judiciário de Roraima. O juiz auxiliar da Corregedoria do TJAC, Alex Oivane, reuniu-se com a equipe da unidade com o objetivo de promover uma troca de experiências entre as equipes administrativas.
Entre as boas práticas apresentadas podemos destacar: gestão por resultados, planejamento estratégico participativo, uso intensivo de tecnologia, gestão de processos, decisão com base em dados e governança.
Visita ao Centro de Memória e Cultura do TJRR
Na oportunidade, a comitiva visitou as instalações do Centro de Memória e Cultura do TJRR, localizado no Complexo Administrativo. Lá, foram recepcionados pelo coordenador do centro, desembargador Cristóvão Suter, que enfatizou que a visita foi uma oportunidade para apresentar a história de Roraima e compartilhar a experiência na elaboração do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário.
"É com grande satisfação e alegria que recebemos hoje a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, que veio com sua comitiva conhecer um pouco mais do nosso Tribunal e também conhecer um pouco mais da nossa história aqui no Centro de Memória e Cultura.”
A desembargadora e presidente do TJAC, Regina Ferrari, e os demais membros da comitiva falaram positivamente das iniciativas do TJRR e manifestaram interesse em replicar algumas delas no Tribunal do Acre.
“São inovadoras e eficientes as práticas adotadas pelo TJRR. Ver como essas ações impactam positivamente a sociedade nos motiva a levar essas ideias inspiradoras para o nosso tribunal. Acreditamos que essa troca de experiências pode fortalecer ainda mais a Justiça em nosso país”, afirmou a presidente.
Integraram a comitiva do TJAC, além da presidente, desembargadora Regina Ferrari; a juíza auxiliar da Presidência, Zenice Mota; o juiz auxiliar da Corregedoria, Alex Oivane; o diretor de Tecnologia da Informação, José Carlos Martins Júnior; a gerente de sistemas, Josana Aymara Pereira Nishihira; e o analista judiciário lotado na Corregedoria de Justiça, Jessé Azevedo Drumond.
Texto: Nucri/TJRR
Fotos: Nucri/TJRR
Junho/2024