Fotos: Nucri TJRR
Alinhado a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras diretrizes de sustentabilidade, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), está organizando a oitava edição da Semana do Meio Ambiente, um evento dedicado à conscientização sobre a importância da preservação ambiental. As atividades ocorrerão de 3 a 7 de junho.
Ana Livia Sá, chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS), destacou que o desenvolvimento dos trabalhos visa sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e a população em geral sobre a convivência harmônica com o meio ambiente, incentivando mudanças para um futuro melhor.
"Realizamos uma programação para que todos possam compreender o sentido de ser um cidadão consciente e proativo nas ações para a preservação do meio ambiente. Como a gente pode adotar posturas e comportamentos construtivos colaborando realmente para um ambiente mais saudável, repensando, reavaliando atitudes diárias nossas e as consequências dessas atitudes, para estimular a mudança de padrão e formação de novos hábitos de consumo”.
A semana começará em 3 de junho com uma "Blitz Sustentável" das 8h às 12h, durante a qual servidores e estagiários visitarão unidades do Poder Judiciário Estadual para oferecer orientações sobre consumo consciente de recursos como papel, toner, café, água e energia elétrica.
No dia 4 de junho, haverá o "IV Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico," realizado via Google Meet, exclusivo para servidores e magistrados atuantes na área de sustentabilidade.
Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, será apresentado o Projeto Reciclagem Solidária pela Corregedoria-Geral de Justiça, na Sala de Sessões do Tribunal do Júri 2, no Fórum Criminal, com distribuição de mudas de plantas.
No dia 6 será realizada a feira do orgânicos no prédio Administrativo, com diversos produtos orgânicos e caseiros, que incluíam legumes, verduras, frutas, doces, entre outros.
A semana se encerrará em 7 de junho com uma palestra sobre incêndios florestais ministrada por Airlene Carvalho, mestra em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela UFRR e educadora ambiental do Ibama, na Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr).
A chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social ressaltou que a programação inclui sensibilizações e capacitações em sustentabilidade.
“Incentivar a reflexão, fomentar o aperfeiçoamento contínuo e sustentável dos recursos naturais e bem públicos, reduzindo o impacto negativo no meio ambiente”.
A programação completa pode ser acompanhada no site do TJRR e nas redes sociais do Tribunal.