.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Integrantes do programa Operadores e Operadoras de Direito Indígena conhecem estrutura do Poder Judiciário

 
Fotos: Nucri /TJRR
Imagem colorida mostando pessoas posando para foto em frente a entrada do Palácio da Justiça
 
Na manhã desta quarta-feira, dia 29 de maio, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), recebeu 25 indígenas integrantes do programa Operadores e Operadoras de Direito Indígena, do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Eles conheceram os espaços do Palácio da Justiça e do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima (CMC/TJRR).
 
Durante a visita guiada, os visitantes receberam informações sobre o funcionamento do Tribunal Pleno, puderam conhecer a galeria de ex-presidentes e ex-corregedores, e a história do judiciário roraimense por meio da linha do tempo, exposta no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário. 
 
Segundo o coordenador do CMC/TJRR, desembargador Cristóvão Suter, a visita guiada ao Centro de Memória destaca principalmente a importância dos povos tradicionais na história do estado.
 
“É fundamental que o Centro de Memória receba representantes das populações indígenas, posto que ajudaram a construir a nossa história. Ainda mais relevante é que se reconheçam nas nossas salas de exposição”, destacou o coordenador.
 
Para o tuxaua-geral do Conselho Indígena de Roraima, Edinho Batista de Souza, a visita vai agregar no processo de formação estudantes. 
 
"Fazer essas visitas aproxima as comunidades indígenas do Poder Público, instruindo o ato de praticar justiça. É preciso fortalecer a justiça para que seja aplicada. Por isso essa visita é enriquecedora para que os próprios líderes que estão hoje presentes tenham contato com as pessoas que atuam nesses espaços e saibam de fato onde recorrer.", disse o tuxaua.
 
Foto colorida mostyrando pessoas olhando para um dos totens interativos do Centro de Memória durante visita ao local
 
O advogado do CIR, Ivo Macuxi, é de suma importância apresentar aos jovens indígenas o funcionamento do Poder Judiciário de Roraima.
 
"Os jovens do programa de Operadores Indígenas de Direito são lideranças indígenas que se entendem como importantes e formadoras de novas lideranças. E é importante que conheçam o Poder Judiciário do Estado para que possam, de fato, ter um diálogo e conscientização para aprender a forma com que os problemas são resolvidos, contribuindo para a cidadania." relatou o advogado.
 
Além disso, foi feita também uma visita ao Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais (NUCRI/TJRR), para descobrirem como são feitas as notícias e como são desenvolvidas as atividades comunicativas no setor.
 
Na visita ao CMC, onde, por meio de um passeio guiado, aprenderam sobre a história do judiciário roraimense e sobre os antigos indígenas habitantes do estado.
 
Foto coloridade mostando  indígenas integrantes do programa Operadores e Operadoras de Direito Indígena posando para a foto em frente a fachada do CMC
 
A operadora de direitos indígenas, Carla Jarraira, do povo Macuxi, trouxe a importância desta visita para os colegas. 
 
"Sendo acadêmica em Direito pela Universidade Federal de Roraima é importante que nós, operadores indígenas em Direito, que trabalhamos na nossa comunidade, tenhamos esse conhecimento, essas informações, porque assim podemos também repassar para as comunidades como é que funcionam os órgãos estatais e possibilitar o correto exercício da cidadania!", finalizou a aluna.
 
A visita guiada faz parte do Programa Operadores e Operadoras de Direito Indígena, que tem como objetivo capacitar lideranças indígenas para atuarem como mediadores de conflitos e conciliadores, além de levar informações sobre a legislação brasileira, especialmente sobre os direitos indígenas.
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte