.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

Tribunal de Justiça de Roraima lança protocolo para entrega voluntária de crianças para adoção

A iniciativa é promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ/TJRR). 
 
Fotos: ilustrativa
foto colorida ilustrativa mostra duas mãos e um coração logo em cima , com a frase 'protocolo de entrega voluntaria a adição '
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) anunciou o lançamento de um protocolo destinado a facilitar e orientar a entrega voluntária de crianças para adoção. A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), desenvolveu o Protocolo de Entrega Voluntária à Adoção, a fim de agilizar e assegurar a proteção jurídica nos procedimentos de adoção. 
 
A iniciativa cumpre a Resolução CNJ n.458/2023, que detalha tecnicamente o atendimento da gestante ou da parturiente nos Tribunais de Justiça do país. Com isso, o protocolo de adoção voluntária tem como objetivo, definir formalmente os procedimentos para a entrega voluntária de crianças para adoção, fortalecendo a proteção integral à criança e garantindo-lhe o direito ao convívio familiar, seja na família natural, extensa ou substituta. 
 
Segundo o assessor técnico da Coordenadoria, Josué Teles Meneses Albuquerque, o projeto de Protocolo de Adoção Voluntária é um importante passo para o combate às práticas informais de adoção.
 
“A implementação deste protocolo representa um avanço significativo na garantia dos direitos das crianças e das mães ou pais biológicos. Além de proporcionar um processo mais transparente e eficiente, ele também contribui para a promoção da adoção legal e registrada, evitando práticas ilegais ou informais”, destacou o servidor do TJRR.
 
O servidor Josué Teles, ainda reforça que o protocolo de adoção busca fortalecer os mecanismos de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em conformidade com as disposições legais vigentes, como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. 
 
A legislação brasileira também reconhece o direito à entrega voluntária de crianças para adoção, visando assegurar que essas crianças não sejam vítimas de situações de risco, como abandono, maus-tratos ou exploração. Além disso, o protocolo de adoção voluntária foi elaborado com base em fluxogramas claros e bem definidos, garantindo a proteção dos direitos da criança e dos pais biológicos, incluindo aconselhamento e assistência social, durante todo o processo jurídico.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte