.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Ouvidores da região norte discutem propostas para criação de Sistema Nacional

Participaram do evento, ouvidores, representantes governamentais, representantes da sociedade civil, dentre outras pessoas interessadas na temática.
 
Fotos NUCRI
 
 

O 1° Encontro de Ouvidorias de Assistência Social da Região Norte, ocorreu entre os dias 25 e 26 de abril, e reuniu ouvidores, representantes governamentais, representantes da sociedade civil, comunidade acadêmica e demais pessoas interessadas na temática. O evento objetiva maior comunicação entre a sociedade e o governo federal, com a criação do Sistema Nacional de Ouvidorias da Assistência Social.
 
No dia 26/04, o primeiro painel de discussões do último evento, abordou o Rumo da Construção Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O pesquisador da FIOCRUZ, José Inácio Jardim Mota, destacou questões de desigualdade social no Brasil.
 
“As políticas têm que ser priorizadas para todos, com foco especial nos mais vulneráveis. É um desafio para as ouvidorias terem uma compreensão e um olhar mais apurado para essas populações. Se elas não chegam à ouvidoria é preciso encontrar meios e formas de chegar a esses grupos sociais”, explicou.
 
Já a assessora especial do MDS, Rosângela Sousa, citou a Política Nacional de Ouvidorias e seus avanços e desafios. “É um direito e dever das ouvidorias receberem elogios, sugestões, críticas e reclamações. Tudo isso favorece a caminhada. Os servidores públicos têm uma missão que é servir ao público. Para isso, nada melhor do que eles também terem o protagonismo e a possibilidade de se posicionarem”, disse.
 
A servidora municipal Antônia Rodrigues avaliou o aprendizado adquirido com os palestrantes renomados. “Empatia é uma palavra que muitas pessoas falam, mas poucos praticam. A questão do acolhimento me levou muito a pensar o direito da população e o direito que eu também tenho. Inclusive apresentei isso aqui e foi bem proveitoso”, contou.
Encontros na Região Norte
 
Roraima e Amazonas foram os primeiros a receber o evento. Os próximos serão os Estados do Pará, Tocantins, Acre e Rondônia. Segundo a Ouvidora Geral do MDS, Eliana Pinto, o extremo Norte do Brasil foi escolhido devido à carência de políticas sociais da região.
 
 
“Entendemos que o Norte tem um potencial enorme para a mudança de condição de vida da população. Todos os programas que o Governo Federal capitania repassa recursos para mudar a vida do povo. Hoje é um dia de parabéns porque tiramos 24,4 milhões de pessoas do Mapa da Fome”, destacou.
 
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação -  SEMUC
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte