.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

TJRR libera mais de 8 milhões de reais por meio de alvarás judiciais em 2023

Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida mostrando a fachada do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto
 
Os Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) expediram mais de 8 milhões de reais por meio de alvarás judiciais de janeiro a dezembro de 2023. Esses valores provêm de processos de menor complexidade, definidos como causas cujo valor não exceda quarenta vezes o salário mínimo.
 
O juiz coordenador dos Juizados Especiais Cíveis, Air Marin, destaca que a expedição dos alvarás oriundos de processos judiciais contribui para a economia do Estado e evidencia a efetivação da prestação jurisdicional, que é uma obrigação do Poder Judiciário de Roraima.
 
“O Judiciário é um grande colaborador para a economia, pois ao liberar 8 milhões de reais em Roraima, impulsiona o comércio e o desenvolvimento local”, afirmou o magistrado.
 
O magistrado explica, ainda, como ocorre a tramitação judicial para a liberação desses valores
 
“Um processo é distribuído, seja através da petição inicial do advogado, se ultrapassar vinte salários mínimos, ou até vinte salários mínimos pela própria parte. O processo prossegue, a outra parte é citada e ocorre a audiência de conciliação. Não havendo conciliação ou chegando a um acordo, a pessoa propõe os valores, que posteriormente são liberados por meio de alvarás. Após todas as etapas processuais, o processo transita em julgado e há um valor a ser pago. Esses valores compõem o total de oito milhões”.
 
JUIZADOS ESPECIAIS 
 
Os Juizados Especiais Cíveis são órgãos da Justiça Comum Estadual, integrantes do Poder Judiciário, destinados a promover a conciliação, o processo, o julgamento e a execução das causas consideradas de menor complexidade pela legislação. Dentro dessa seara, são julgados casos como: cobranças, indenizações, (incluindo aquelas decorrentes de acidentes de trânsito), execução de títulos (cheques, notas promissórias, letra de câmbio etc), entre outros.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte