Fotos: Ouvidoria
Como forma de impulsionar a melhoria contínua dos serviços judiciários, o ouvidor-geral de Justiça, desembargador Erick Linhares, acompanhado da equipe técnica da unidade, realizaram uma série de visitas estratégicas às Comarcas e Cartórios Extrajudiciais de Rorainópolis e São Luiz, interior de Roraima. Além disso, os postos avançados da Justiça Cidadã em São João da Baliza, Caroebe, e o Posto NAWA na comunidade Indígena Waimiri- Atroari, também foram contemplados com a presença da Ouvidoria nos dias 04, 05 e 06 de março.
“O objetivo principal da visita foi dialogar diretamente com magistrados e servidores para mapear oportunidades de melhorias nos serviços judiciários. Essa ação faz parte do Projeto Ouvidoria Presente, que visa fortalecer a comunicação e a transparência, além de promover ajustes para atender às demandas identificadas”, destacou o ouvidor-geral do TJRR, desembargador Erick Linhares.
Segundo dados da Ouvidoria, em 2023, durante o primeiro ciclo das visitas, foram mapeadas 17 demandas, incluindo ajustes de infraestrutura e necessidades de capacitação. Destas, 76% já foram solucionadas, demonstrando a efetividade do projeto Ouvidoria Presente. As demais demandas estão em andamento, reforçando o compromisso contínuo do Tribunal de Justiça com aprimoramentos constantes.
Além das questões administrativas, a Ouvidoria levou consigo outras três ações integrantes do Projeto Ouvidoria para Mulheres. A "Roda de Conversa Cá entre Nós" foi destinada aos servidores, abordando temas como combate à violência doméstica, assédio moral e sexual, com enfoque nas relações interprofissionais. Esta ação já foi implementada nos prédios da capital e agora está sendo estendida para as demais unidades do Tribunal nos municípios.
Outra iniciativa, a "Blitz do SAM Setor de Atendimento à Mulher", teve as servidoras divulgando informações sobre o Setor de Atendimento à Mulher - SAM, apresentando tipos de violência, ações preventivas contra assédio moral e sexual, além de fornecer canais de denúncia para casos de violência no âmbito do Tribunal de Justiça. Durante a Blitz, as servidoras distribuíram cartões em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A palestra sobre Violência Doméstica, fruto da parceria da Ouvidoria com a Comarca de Rorainópolis e a Coordenadoria da Violência Doméstica do TJRR, marcou a abertura da 26ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, que ocorre entre os dias 4 a 8 de março de 2024. Realizada na Escola José de Alencar, a palestra teve a participação de um expressivo número de pessoas, entre alunos e professores.
Detalhes sobre o trabalho da Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Roraima, e acesso a todos os projetos e programas em andamento da unidade, podem ser acessados a partir do link: https://www.tjrr.jus.br/index.php/ouvidoria-nossos-projetos#01-projeto-ouvidoria-presente-ouvindo-magistrados-e-servidores