Fotos: Nucri/TJRR
Na segunda-feira, 13, estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Amazônia participaram de uma visita ao Sistema Judiciário. Durante a atividade, eles conheceram o Núcleo Permanente de Conciliação (Nupemec) e o Centro de Solução de Conflitos (Cejusc), situados no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
Essa iniciativa, voltada para a ampliação de conhecimentos e experiências profissionais, proporcionou aos estudantes uma compreensão detalhada da organização dessas unidades e do funcionamento das sessões de conciliação do Poder Judiciário de Roraima.
O juiz Coordenador do Centro Judiciário de Soluções e Conflitos, Eduardo Carvalho, destacou a riqueza proporcionada pela participação dos estudantes em audiências simuladas para aplicar os conhecimentos teóricos na prática.
“É realmente enriquecedor ver os acadêmicos de direito participando de uma audiência simulada para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Isso proporciona uma compreensão mais profunda do sistema de justiça, incluindo processos de mediação e conciliação”.
A abordagem da metodologia de autocomposição dos conflitos, especialmente a mediação judicial, foi enfatizada, como observado pelo acadêmico, Kelisson Franco, que ressaltou a aplicação prática do aprendizado acadêmico na vida cotidiana.
Pedro Cerini, professor do curso de Direito, enfatizou a importância dessa experiência prática, destacando que a vivência proporciona não apenas conhecimento na prática, mas também busca trazer a teoria para que os acadêmicos compreendam o que realmente ocorre no tribunal de justiça.